quinta-feira, 31 de julho de 2014

Ônibus Volvo B270F ganhando espaço nas empresas do Ceará

Por Fortalbus
Com o objetivo de alcançar a liderança nas vendas de chassis no Brasil, a Volvo lançou em 2011, o primeiro chassi dianteiro da marca no país, chassi que veio para atender os três segmentos do transporte: Urbano, Fretamento e Rodoviário. Inspirado na plataforma do caminhão VM, o B270F entrou na disputa de uma grande fatia do segmento que comercializa em torno de 12 mil unidades por ano. 

A ideia era produzir um chassi que fosse resposta a um anseio antigo dos clientes que utilizavam a marca, mas que não dispunham de um chassi da marca Volvo para esta faixa de aplicação, já que o segmento de ônibus equipados com motor frontal (4x2) corresponde a 60% de ônibus urbanos e 40% de ônibus rodoviários, sendo que estes, operavam em linhas de médias e curtas distâncias, de aproximadamente 200 quilômetros. 

O B270F, foi produzido para ser o mais leve de sua categoria, em torno de 400 quilos a menos em relação aos demais, o projeto, com estrutura de longarina e travessas em escada, foi concebido para facilitar o trabalho das encarroçadoras, os balanços dianteiro e traseiro permitem a montagem de carrocerias de até 12,80 metros sem a necessidade de alteração na distância entre eixos original de 5,95 metros. Até o lançamento do B270F, a Volvo comercializava no Brasil e países da América Latina, apenas chassis de ônibus para o segmento pesado, com vendas na média de 4 mil carrocerias por ano, ao ingressar na categoria dos semipesados a empresa passou a competir com outras montadoras de forma igual. 

No segmento intermunicipal, a Viação São Benedito, vencedora do lote 01 na licitação de 2009 e atuante nas regiões de Aracati e Jaguaribe, trouxe no mês de abril deste ano, unidades do chassi que estão rodando nas linhas de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe. Estes veículos são equipados com banheiro, ar condicionado e 44 poltronas que proporcionam ao cliente um conforto maior em sua viagem. 

As empresas que atuam no fretamento dentro do Estado do Ceará, não ficaram para trás e também incorporaram a suas frotas, veículos equipados com este chassi. A Gertaxi, empresa tradicional do estado que atua no fretamento continuo para o Governo do Estado e eventual, trouxe inicialmente duas unidades da carroceria Comil Versatile Gold, equipados com o motor B270F, na época os veículos vieram com a nova identidade visual da empresa na cor amarela. A Uruburetama também trouxe um veículo, com a carroceria Campione 3.25 na cor branca equipado com ar condicionado e janelas lacradas. Já a LocaBuggy, a Expresso Novo Maranguape e a JMC trouxeram novos veículos equipados com este chassi a sua frota. 

Em Fortaleza, para o segmento urbano, a Apavel, concessionária autorizada Volvo no Estado do Ceará, trouxe uma unidade do chassi B270F sobre o modelo Svelto da encarroçadoras Comil, para que as empresas que atuam no sistema integrado de transporte da cidade possam testar a eficiência do veículo, a primeira a realizar este teste foi a Auto Viação São José nas linhas Grande Circular 01 e Campus do Pici / Unifor. Neste mês, a Santa Cecília estará realizando o teste do veículo, que levará a numeração 36488. 
A fábrica da Volvo no Brasil, localizada na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, bem como a rede de concessionárias e o pós-venda, estão totalmente preparados para atender à crescente demanda esperada para o B270F, houve um grande investimento na preparação da mão de obra e treinamento que atenderão aos clientes em suas próprias garagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados