terça-feira, 15 de julho de 2014

Quatro anos de uma nova marca, uma nova São José

Por Fortalbus
Atuando no transporte coletivo da capital cearense desde 1964, a Empresa de ônibus São José é uma das mais tradicionais do segmento urbano. Atualmente destaca-se por sua atual estrutura e frota de 240 veículos. Após algumas configurações acionárias formadas a partir do início da década de 1990, sua mais recente data do ano de 2010, quando houve a fusão com a extinta Via Máxima. Além disso, passou a contar com Dimas Barreira, atual presidente do Sindiônibus, como um dos diretores da empresa.
Na união, prevaleceu a marca da maior empresa entre elas, neste caso, a 12. De início, os carros da 04 passaram a ostentar o símbolo da tradicional empresa do bairro Vila Manoel Sátiro, que foi concebida no início dos anos 90. Porém, meses depois, chegaria a renovação. Em julho de 2010, de maneira ainda tímida, alguns veículos da mais nova gigante do transporte da capital, a segunda maior após a parceria, apresentavam aos usuários uma nova imagem, que consolidaria a renovação pela qual a São José Transporte Urbano passava naquele momento.

Do emblemático acrônimo SJ, predominantemente azul, aos caminhos que os ônibus da empresa percorrem diariamente, destacados em duas faixas em direções opostas, a repaginação da marca também deu início à um período de constante renovação e ocupação de destaque no transporte coletivo. A partir deste momento, o fortalezense passou a se deparar com a nova marca em vários pontos da cidade, face ao aumento da participação da São José após a licitação em 2012.

Quando o sistema passou a experimentar modelos mais avançados em ônibus, como o Hibribus, os articulados, e os últimos lançamentos em chassis de grandes fabricantes, a 12 sempre tomou à frente, oferecendo a promessa de um serviço de qualidade nos próximos anos, cujo logotipo carrega o início de uma nova era no transporte da capital e na vida de milhares de pessoas. Há quatro anos, teve início uma viagem rumo ao futuro, percorrido pelas estradas da evolução presentes nesta atual marca.

3 comentários:

  1. Eu me lembro quando a nova logo entrou em operação, o primeiro ônibus que vi ostentando a nova marca foi na linha Lineu Machado... Mas, eu particularmente ainda me lembro da antiga, concebida ainda na década de 90.

    ResponderExcluir
  2. Ao meu ver até agora ela representa a melhor empresa em renovação de frota, seguida das empresas, Aliança transportes e da Santa Cecilia. Enquanto que a Siará Grande, Santa Maria e fretcar, apesar de seu lindo torino 2014, ambas não oferecem conforto algum aos usuários fortalezenses.

    ResponderExcluir
  3. A São José é a empresa de ônibus que consigo ver a capacidade dos funcionários em atender bem o usuário.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados