sexta-feira, 22 de julho de 2016

As identidades Visuais da Fretcar Metropolitana

Por Fortalbus 
Fundada em 1993, a Fretcar inicialmente especializou-se em fretamento em nossa cidade. A primeira identidade visual da empresa, acompanhou os primeiros veículos adquiridos pela antiga administração da Fretcar. 

A pintura destacava-se entre as demais do estado pela cor prateada com tons de azul e vermelho. Em 2002 ao assumir as linhas metropolitanas da Redentora, a pintura acompanhou os veículos na sua primeira fase de operação. Com veículos novos e com alguns dotados de ar condicionado, batizados de Geladinho, os carros vieram pra atender a demanda da Região do Maciço de Baturité.

Em 2008, já sob nova administração, a Fretcar passou a fazer testes de novos layouts de pintura. Um micro ônibus Senior, de prefixo 509, rodou durante algum tempo com uma pintura teste na linha Itacima/Guaiuba. A pintura que remetia a imagem de um alvorecer na serra, possuía elementos de identificação com a região a qual a Fretcar operava. A pintura mantinha como base a cor prata e detalhes em azul, chumbo e o laranja.

Com a chegada dos primeiros Viaggio G6 para as linhas rodoviárias da Fretcar, a empresa então adotou essa mesma pintura para suas linhas metropolitanas. O laranja e o azul passaram a predominar na lateral, juntamente com o contorno de uma ave ao centro. Ao adotar essa pintura para os veículos metropolitanas, a empresa fez pequenas alterações na mesma, na borda laranja e no grafismo do nome Fretcar.  

Em janeiro de 2014 a Fretcar promoveu juntamente com o Fortalbus um concurso cultural para a mudança de Layout das empresas Viação Modelo e Capital Transportes, empresas do grupo que atuam na cidade de Aracajú. Inspirada nas pinturas vencedoras, a Fretcar decidiu mudar a pintura metropolitana da empresa, com novo visual e nas cores tradicionais da empresa, as novas e modernas formas chegaram a capital cearense nos primeiros New Torino da empresa.

Atualmente, a frota que atua na Região Metropolitana de Fortaleza, atende as localidades de Pacatuba, Guaiúba, Itapebussu, Maranguape e Redenção, além do litoral oeste como São Gonçalo do Amarante, Pecém e Taíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados