sábado, 17 de setembro de 2016

Empresas de ônibus e suas pinturas idênticas

Por Fortalbus
Sempre observando as pinturas idênticas entre algumas empresas de ônibus do Ceará com algumas empresas de fora podemos imaginar que houve algum plágio, hoje trazemos uma cópia quase perfeita da identidade visual criada pela Expresso Ipú Brasília no começo da década de 1990. A Empresa Brasil Viagens, da cidade de Juiz de Fora-MG, reproduziu em seus ônibus rodoviários a mesma pintura usada pela empresa cearense, mantendo cores e o mesmo desenho.

Enquanto a Ipú Brasília usava duas tonalidades de verde, a empresa mineira não optou pelo verde escuro na parte traseira, deixando em seu lugar o prefixo do veículo sobre o fundo branco.

Em 1992, a cidade de Fortaleza começava a padronização dos ônibus urbanos do sistema integrado de transporte, criando três padrões de pinturas, uma para cada tipo de linha. Embora mais utilizada na capital cearense, a pintura troncal inspirou a padronização dos ônibus da Auto Viação Bangu, do Rio de Janeiro.

As setas nas cores azul e vermelho substituíram a pintura anterior da empresa ainda na década de 1990. Embora semelhante aos ônibus de Fortaleza, a Auto Viação Bangu inseriu o prefixo entre as faixas, e não aplicou a faixa azul na frente do veículo.

Também no Rio de Janeiro, a Auto Viação Salineira adotou um padrão visual idêntico ao da Empresa Horizonte. Esta pintura chegou à empresa cearense no ano de 1999, quando a mesma adquiriu as primeiras unidades Comil para o segmento de turismo e fretamento. A partir do ano 2000, a identidade visual passou a ser aplicada em todos os rodoviários da Empresa Horizonte. 

Com sede em Cabo Frio-RJ, a Auto Viação Salineira passou a padronizar seus ônibus com a pintura idêntica à Horizonte em meados dos anos 2000, frota que é composta quase inteiramente por veículos do tipo urbano que atuam no transporte metropolitano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados