terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fortaleza: Av. Aguanambi ganhará corredor expresso de ônibus

A obra de requalificação e reordenamento do espaço viário da Avenida Aguanambi, cujo projeto é coordenado pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), prevê a implantação do corredor expresso de ônibus BR-116 / Aguanambi. Entre os serviços na obra, estão a reurbanização das vias com a padronização das calçadas, a implantação de ciclovias, arborização, instalação de estações de ônibus junto ao canteiro central, além de drenagem a pavimentação.

A obra terá início no primeiro semestre de 2015 e vai garantir a redução do tempo de viagem dos coletivos, principalmente na Av. Aguanambi, por onde trafegam hoje 58 mil veículos por dia, além de 34 linhas de ônibus.  As principais vias integrantes deste corredor serão: BR-116, Av. Aguanambi e Av. Domingos Olímpio. Está previsto também a construção de um túnel, ligando a Av. Domingos Olímpio à Av. Antônio Sales, eliminando os semáforos existentes e permitindo o livre acesso às duas avenidas, especificamente naquele trecho.

O canteiro central ao longo da Av. Aguanambi receberá estações de embarque e desembarque dos ônibus articulados. A pista terá três faixas para veículos e uma exclusiva para ônibus, que será localizada à esquerda, junto ao canteiro central. À direita da avenida, serão implantadas ciclovias junto às calçadas, que receberão projeto paisagístico com plantio de árvores e arbustos, sombreando todo o passeio. Com calçadas drenantes, conhecidas como “calçada verde”, o pedestre poderá usufruir de calçadas mais amplas, acessíveis e ecológicas.

Próximo à sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), há um estreitamento na via. Dessa forma, a avenida passará por uma correção geométrica na superelevação da pista na curva (que hoje é totalmente plana) e por um aumento do raio de curvatura naquele ponto. Esta correção faz-se necessária como medida mitigadora para redução de acidentes de trânsito no local. Atendendo a um apelo antigo dos pedestres será construída também uma passarela ao lado do viaduto da Avenida 13 de Maio, próximo ao Hospital Antônio Prudente.

O projeto  de implantação do corredor BR-116 / Aguanambi contará com investimentos da ordem de US$ 128 milhões para a sua execução, sendo 50% financiado pelo BID e 50% do Governo Federal. A obra possui término previsto para o segundo semestre de 2016.

O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) prioriza a implantação de corredores exclusivos para o transporte público, cujo sistema moderno garante maior rapidez no embarque e desembarque por meio de estações especiais, utilização de ônibus articulados e até bi-articulados. Nas vias em que o Transfor atua, são realizados os serviços de drenagem, terraplanagem, nova pavimentação e calçadas padronizadas, oferecendo maior conforto, segurança e acessibilidade para os pedestres. Com a implantação do programa, a Prefeitura de Fortaleza irá contribuir com a redução da emissão de poluentes, com menores níveis de ruído, diminuir o tempo das viagens, incentivando o uso do transporte público e outros modais como a bicicleta.

Um comentário:

  1. E os ônibus que tem as portas do lado direito vão parar nas mesma estações do BRT?

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados