terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fortaleza: Fiscalização eletrônica nas faixas de ônibus na Aldeota tem início sábado

Uma das principais soluções apontadas para a melhoria da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras é a priorização do transporte coletivo.  Seguindo essa premissa, a Prefeitura de Fortaleza implantou faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís, dando origem ao binário. O objetivo da implantação é otimizar a velocidade operacional dos coletivos. Para garantir o cumprimento a estes espaços, a fiscalização eletrônica começará a funcionar sábado (9) em ambas as vias, mas ainda em caráter educativo.

Segundo o coordenador de fiscalização eletrônica da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Venício Sales, foram instaladas 31 câmeras no total em todo o binário para fiscalizar o desrespeito às faixas de ônibus. Ele explica que os demais veículos só poderão utilizá-las para fazer conversão à direita ou entrar em algum estabelecimento, sempre respeitando a sinalização existente. “É importante lembrar que o limite máximo permitido para o tráfego de carros particulares é de aproximadamente 100 metros”.

Para o empresário Paulo Macêdo, a medida só será positiva se tiver a colaboração de todos que trafegam nas vias. “Tem que ter consciência, tanto dos motoristas de ônibus, quanto dos condutores de carros próprios, se todos respeitarem seus limites, a medida vai funcionar sim, mas se cada um dirigir sozinho, a bagunça fica a mesma”, defende.

Além das câmeras, outros quatro equipamentos de fiscalização eletrônica mistos, sendo dois em cada via, registrarão as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa, avanço do semáforo e conversão proibida. Um efetivo de 24 agentes da AMC, distribuídos em três turnos, também atuam diariamente para coibir infrações e garantir maior fluidez do tráfego. As faixas exclusivas funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Nos domingos e feriados, o tráfego será livre.

A implantação do binário aumentou em 44% a velocidade dos ônibus nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. A medida integra o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), que prevê estratégias a curto prazo para a melhoria da mobilidade da cidade.

O motorista de ônibus Jalmir Novais trafega diariamente pelo binário e acredita que a medida deixará o trânsito mais rápido. “Acho que vai ser muito bom, o binário em si, já melhorou muito o trânsito aqui nessa região e agora com as faixas exclusivas, vai diminuir o tempo que os passageiros esperam, principalmente nos horários com maior movimento”.
Com informações: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados