quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Fortaleza: Fiscalização no corredor Bezerra de Menezes ainda gera dúvida aos condutores

Com o seguimento das obras de construção das estações de ônibus no canteiro central da Avenida Bezerra de Menezes, muitos condutores permanecem confusos em relação à fiscalização do trânsito na área.

Desde agosto de 2012, as duas faixas da direita são exclusivas para ônibus, táxis e demais veículos de transporte público. No entanto, com a implantação do BRT (Bus Rapid Transit, trânsito rápido para ônibus, da sigla em inglês), as faixas exclusivas para os coletivos passam a ser as duas da esquerda.

O projeto conta ainda com a instalação de dez estações de ônibus no canteiro central da avenida, sendo cinco em cada sentido da via. Dependendo do trecho, as obras ocupam o espaço de uma ou duas faixas de cada lado da via, diminuindo o espaço para trânsito dos veículos.

Os condutores já sentem o reflexo das obras no fluxo do trânsito. Uma das principais dúvidas diz respeito à fiscalização na área, já que as faixas da direita estão sendo utilizadas pelos veículos particulares, para evitar engarrafamentos ainda maiores. "O trânsito piorou muito, a qualquer horário tem congestionamento. Eu não sei como está a fiscalização, mas não tem como não usar as outras faixas, senão o engarrafamento será ainda maior", conta Manoel Messias, auxiliar de montagem.

"Eu passo por aqui todos os dias e as obras deixaram o trânsito mais complicado. Não tem mais espaço para fazer conversões. Espero que as multas nesse trecho estejam suspensas, porque todo mundo levaria. Não dá para não utilizar as faixas de ônibus", comenta o eletricista Tiago Duarte, que trafegava no local.

Faixas serão alteradas
A Avenida Bezerra de Menezes conta com quatro faixas em cada sentido, sendo as duas da direita exclusivas para veículos de transporte públicos. Com a implantação do BRT, em setembro, as faixas centrais serão as exclusivas.
Distância máxima
Os veículos particulares só podem trafegar nas faixas exclusivas para ônibus para realizar conversão à direita ou entrar em alguma propriedade. A distância máxima autorizada é de 300 metros.

Funcionamento das faixas
As faixas exclusivas funcionam nos dias úteis, das 5h às 21h, e nos sábados, das 5h às 16h.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados