quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Fortaleza: Novas faixas exclusivas de ônibus são ignoradas

O funcionamento das faixas exclusivas para transporte coletivo nas avenidas Carapinima e da Universidade, não foi observado pela maioria dos motoristas. Apesar da ampla divulgação e da sinalização no asfalto, era comum ver carros nas áreas destinadas a ônibus e até mesmo coletivos nas faixas para veículos particulares.

Para o autônomo Paulino Cavalcante, que dirigia pela Av. Carapinima, as faixas só funcionarão como devem se houver fiscalização. “Se tiver quem multe, pode ser que melhore”, disse. Para ele, os engarrafamentos são constantes no local e os trechos exclusivos podem melhorar o tráfego. “Da Av. Domingos Olímpio até a 13 de Maio eu levei 20 minutos. É bom dividir o espaço para ônibus e carros para o trânsito fluir melhor”, diz.

O motorista de ônibus Francisco das Chagas espera que as alterações surtam efeito, mas é cético. “Talvez fique melhor, se os motoristas respeitarem”, opina.

Segundo a Etufor, os próximos 30 dias serão de adaptação, enquanto os equipamentos de fiscalização são implantados. Depois, serão notificadas as infrações em caráter educativo por mais um mês e, só então, as multas serão aplicadas.

Apenas ônibus, vans e táxis poderão trafegar nas faixas exclusivas. A exemplo do que já acontece no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís e na Av. Bezerra de Menezes, os demais veículos poderão acessar os trechos por até 100 e 300 metros, de acordo com a sinalização, para fazer a conversão à direita ou estacionar.

Na Avenida da Universidade, o trecho exclusivo vai da Rua Padre Cícero à Av. Domingos Olímpio, com 1,5 Km de extensão. Entretanto, devido ao maior fluxo de veículos, entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, existem duas faixas apenas para coletivos. Segundo a Etufor, serão beneficiadas 42 linhas de ônibus no trecho.

Já na Av. Carapinima, as faixas foram instaladas nos dois sentidos num trecho de 2,9 Km, entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Av. Duque de Caxias, onde passam diariamente 37 linhas de ônibus. Entre a Rua Juvenal Galeno e Av. 13 de Maio, também são duas faixas exclusivas.

As paradas de ônibus também foram redimensionadas no trecho com as faixas exclusivas. Com isso, conforme a Etufor, alguns pontos foram desativados e implantados em outros locais. 
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados