sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Fortaleza: Usuários aprovam faixa exclusiva de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade

Quem circula pelas avenidas Carapinima e da Universidade já percebe a implantação das faixas exclusivas de ônibus, que operam desde a última segunda-feira (25/8). Também houve a substituição dos abrigos de concreto por abrigos metálicos e a instalação de novas placas com os itinerários das linhas. A novidade integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) e visa garantir a prioridade desses veículos, otimizando os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir o tempo de viagem em até 40%.

A implantação das faixas foi aprovada por usuários do transporte coletivo na região, como é o caso do estudante de Engenharia Civil, Francisco Alexandre Lopes, 27 anos. Morador da Parangaba, ele utiliza ônibus para se locomover de sua residência à faculdade. “Diariamente utilizo a linha Parangaba/João Pessoa. Acredito que seja o início de uma série de ações para melhorar o transporte público, mas já deu para notar que melhorou sensivelmente”, comentou.

Outra que aprovou a implantação da via exclusiva para ônibus foi a estudante do ensino médio Jeciane Castelo, de 16 anos, residente no Bairro Parque São José. “Com certeza andar de ônibus agora vai ficar mais rápido e fácil, além de mais agradável com a implantação de ar condicionado em algumas linhas”, afirmou.

Na Avenida da Universidade, por onde circulam diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva segue na extensão da Rua Padre Cícero até a Avenida Domingos Olímpio. No trecho entre as ruas Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e paradas. Já a Avenida Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que trafegam pelo local. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Avenida 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue realizando o trabalho de redimensionamento dos pontos de paradas para que exista uma distância média de 500 metros entre eles. Além disso, está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas oferecendo informações aos passageiros.

O funcionário público Francisco de Assis Leite, de 57 anos, trabalha próximo ao Shopping Benfica aprovou a modificação, mas destaca que precisa haver maior fiscalização para coibir o tráfego de carros particulares nas vias exclusivas. “A ideia do corredor destinado aos coletivos é ótima, mas os carros pequenos ainda atrapalham. Acredito que poderiam ter mais ações de educação no trânsito voltadas para essa conscientização”, afirmou.

Será permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão transitar desde que respeitem as regras de circulação, só devendo adentrar a faixa para realizar conversões à direita. Conforme as placas de sinalização vertical que serão instaladas ao longo das vias, as faixas funcionarão nos dias úteis, de 5h às 21h, e aos sábados, de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia, a fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização. “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós iremos implantar a fiscalização eletrônica e já começaremos a registrar os abusos e notificar, ainda em caráter educativo. Somente após mais 30 dias, terá início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, informa. Até julho de 2015, serão implantados em Fortaleza um total de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público.
Com informações: Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados