sábado, 30 de agosto de 2014

Frederico Lopes recebeu a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2014

Frederico Lopes, sócio diretor da Auto Viação Dragão do Mar, recebeu em Brasília, a medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2014, na categoria empresário.

A homenagem realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU é a maneira que o setor encontrou para reconhecer o trabalho de pessoas físicas e jurídicas que atuam em prol do transporte público de passageiros do Brasil.

Frederico Lopes Fernandes Junior viveu sua infância em Patrocínio e ainda adolescente foi morar em Belo Horizonte aonde chegou a cursar a faculdade de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG.

Após alguns trabalhos na área da engenharia civil, Frederico iniciou sua trajetória no ramo de transporte de passageiros trabalhando de Junho de 1979 a Março de 1988 na Empresa São Jorge Ltda., organização que atuava no transporte coletivo metropolitano da região de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Em 1992 foi convidado para assumir a direção da Cialtra Empresa de Transportes Ltda., empresa que seus irmãos Antônio Carlos e Vergniaud haviam adquirido em sociedade com Dimas José da Silva no ano de 1985 e atuava no ramo de transporte regular urbano de passageiros no município de Fortaleza, Ceará.

Durante sua gestão à frente da Cialtra ficou conhecido por implantar de maneira pioneira o sistema de gestão de qualidade no ramo de transporte em Fortaleza. Foi também a primeira empresa no Brasil a implantar o sistema de monitoramento com câmeras embarcadas, visando a segurança dos usuários.

Nos idos de 1997 a Cialtra sofreu uma cisão e Frederico, juntamente com seus quatro irmãos passaram a serem os sócios da Auto Viação São Judas Tadeu Ltda. empresa onde também exercia a função de diretor. No comando da São Judas, foram intensificadas as práticas de gestão pela qualidade, esforço que rendeu à organização a honraria de ser a primeira empresa de transporte regular urbano de passageiros a ser certificada pela ISO 9001:1994.

Em 2003, o grupo Guanabara junto a outros sócios cearenses, adquiriu a Auto Viação São Judas Tadeu e pouco tempo depois algumas outras organizações para formar a Auto Viação Dragão do Mar Ltda. da qual Frederico é hoje sócio e diretor. No segmento de transporte urbano de passageiros, Frederico também é sócio da Viação Urbana Ltda., também de Fortaleza. Ambas as empresas estão entre as maiores do ramo em Fortaleza, tanto no número de veículos como no de passageiros transportados.

As empresas das quais é sócio também participam ativamente do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, que é a maior comenda do Estado do Ceará no setor de transporte, promovido pela Federação das Empresas de Transportes Rodoviários dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão – CEPIMAR, que tem como objetivo reconhecer as empresas do setor de transporte de passageiros e cargas que investem em projetos ambientais. A empresa Dragão do Mar já foi vencedora por 7 vezes e a Viação Urbana foi vencedora por 10 vezes.

Empresas das quais é sócio:
Auto Viação Dragão do Mar Ltda.
Viação Urbana Ltda.

Um comentário:

  1. Doutor Frederico Lopes,ou seu Fred pai.Sem ser puxa-saco pois tem o outro Frederico o seu filho Fred Neto.Reconhecimento merecido.

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados