domingo, 24 de agosto de 2014

Guanabara/Fortalbus: 6 anos de reconhecimento e integração da busologia

Por Fortalbus
Quando da sua criação, o Fortalbus tinha a despretensiosa missão de reunir pessoas que compartilhassem do mesmo interesse em comum: o ônibus. Diversos tópicos de discussão em uma rede social pautavam a ideia do grupo, disseminar e adquirir conhecimento sobre o que envolvessem os coletivos e sistemas de transporte. Pouco a pouco a comunidade foi crescendo e a respeitabilidade na mesma proporção.

Seguindo nessa mesma despretensão, em 2009, de forma inesperada, surgiu o contato de uma das maiores empresas de transporte rodoviário do país. Face ao grande conteúdo sobre transporte encontrado no fórum virtual do grupo, as atenções dessa empresa se voltaram aos admiradores de ônibus, até então, pouco conhecidos entre os gestores e operadores do setor. 

A jornada de reconhecimento e integração com colegas de outras regiões teve início no dia 26 de setembro de 2009, com o 1º Encontro de Busólogos na Expresso Guanabara.

Uma experiência única e marcante, pois, era a primeira vez que um grande grupo de admiradores visita uma empresa de ônibus, muitos pela primeira vez. A repercussão foi a nível nacional entre os busólogos. Desde então, a parceria entre a Guanabara e Fortalbus vem proporcionando a realização de encontros anuais e garantindo o fortalecimento da rede de busologia entre outros estados.

2009
O primeiro a gente nunca esquece. Cerca de 90 busólogos foram conhecer a estrutura da Expresso Guanabara. Palestras com responsáveis dos setores de tráfego, manutenção e marketing da empresa e sessão de fotos nas dependências da empresa. Até então desconhecidos para muitos, os admiradores tiveram a chance de se apresentarem ao público em geral através de matéria exibida no programa Gente na TV, da TV Jangadeiro.

2010
Devido a grande repercussão do primeiro, o 2º encontro ganhou status nacional graças ao grande sucesso do ano anterior. Denominado de 2º Encontro Nacional de Busólogos, mais colegas de Fortaleza e do Brasil se juntaram para trocar experiências, construir amizades e, claro, conhecer as novidades que a Guanabara trazia à época. Confira matéria

2011
Conforme os encontros eram realizados, maior o interesse dos busólogos em participar. Em sua 3ª edição, o encontro reuniu mais de 110 participantes vindos de todas as regiões do país. A programação foi ampliada para três dias. Na sexta-feira, foi realizada visita ao museu do transporte, mantido pela CEPIMAR e SEST/SENAT. Outra empresa que havia sido recém-incorporada ao Grupo Guanabara, a Empresa Vitória, de Caucaia, também abriu suas portas para recepcionar os admiradores. Confira matéria.

2012
Já o 4º encontro, especial de 20 anos da Guanabara, se destacou pela ampla cobertura da imprensa, sites parceiros do Fortalbus e da rede Juntos a Bordo, idealizada pelas empresas associadas a ABRATI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. Graças a essa iniciativa, o material que foi produzido nesse encontro é veiculado em milhares de ônibus Brasil a fora, mostrando quem são os apaixonados por ônibus. Ganharam destaque também os ônibus plotados alusivos ao aniversário da empresa e em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Confira matéria.

2013 
Fortaleza, a Capital da Busologia recebeu pelo quinto ano consecutivo, busólogos da capital, interior e outros estados do Brasil para participarem do Encontro Nacional de Busólogos, evento de sucesso promovido pela Expresso Guanabara em parceria com o Fortalbus, consolidado como o maior encontro do gênero realizado no país. Os primeiros participantes começaram a chegar em Fortaleza com até dois dias de antecedência, visto a importância de estreitar os laços de amizade construídos ao longo de cinco anos. 

Como uma Empresa de visão no futuro, Rodrigo Mont'Alverne, o gerente de marketing da Guanabara, explicou novas tendências que a Expresso Guanabara estará realizando para manter-se jovem e dinâmica, aproximando-se cada vez mais dos seus clientes. Entre essas mudanças, destaca-se a presença de mais ônibus de terceiro eixo, veículo que apresenta maior flexibilidade em operações rodoviárias. 

Um dos mais aguardados, é a visita guiada pela garagem, onde os busólogos pudem ver de perto setores como a manutenção dos ônibus e fotografar os veículos estocados no pátio. Com vários veículos a disposição, muitos puderam entrar e conhecer alguns dos ônibus que fazem parte da frota mais nova do País. Confira a Matéria.

A presença da imprensa mais uma vez se fez importante para o processo de consolidação da busologia no Ceará e no Brasil. A equipe de reportagem da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, gravou matéria com os participantes e teve sua exibição poucas horas depois no CETV 1ª Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados