sábado, 23 de agosto de 2014

Mais de cinco assaltos a ônibus por dia em Fortaleza em 2014

De janeiro a julho deste ano, 1.149 assaltos a ônibus foram registrados em Fortaleza, conforme levantamento do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Em média, foram 5,42 assaltos desse tipo por dia na capital cearense. A média do ano de 2013 foi de 6,93 assaltos por dia. 

Em relação ao ano de 2013, que teve um total de 2.528 assaltos, houve uma redução de 12, 47% (considerando janeiro a junho). Janeiro foi o único mês de 2014 com mais assaltos em relação a 2013 (230 contra o registro de 181 do ano passado). Nos outros meses, fevereiro, março, abril, maio e junho foram registrados menos assaltos que o mesmo período de 2013. 

Mesmo com os números mais baixos, casos emblemáticos de assaltos a coletivos foram registrados neste ano. Em maio, a morte do motorista Francisco Erivaldo Matias Marinho, em um assalto à linha Parque Santa Maria/Siqueira, causou a paralisação de ônibus em toda a cidade e mexeu com a rotina dos usuários. 

Na semana passada, a cabeleireira Francisca Fábia Freire dos Santos, 49, foi morta a facadas em assalto a um ônibus da linha Conjunto São Cristóvão, em Messejana. Seis adolescentes que estavam na travessa Espacial, no conjunto João Paulo II, foram detidos e conduzidos à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Em fevereiro, ataques incendiários a ônibus na grande Fortaleza geraram um prejuízo de cerca de R$ 1,5 milhão. A ofensiva aos ônibus fez com que a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lançasse, no dia 18 de fevereiro, a operação “Coletivo Seguro”.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados