domingo, 21 de setembro de 2014

Conheça o projeto do primeiro Mascarello articulado do Ceará

Por Fortalbus
Dentro dos próximos meses, a cidade de Fortaleza contará com um novo equipamento para contribuir com a melhoria do transporte coletivo, são os veículos articulados, que começam a tornar-se realidade através dos pedidos das empresas operadoras junto as fabricantes de carrocerias de ônibus.
Articulado Mascarello em Belo Horizonte (Foto: Gabriel Oliveira)
Com a inclusão destes veículos no sistema integrado em conjunto com melhorias que incluem a construção de corredores exclusivos nas principais avenidas da cidade, além da adoção do ar condicionado na frota, fazem destas iniciativas um importante passo para a melhoria do serviço e da mobilidade urbana da quinta maior metrópole do País.

Dentre os articulados que em breve estarão circulando, um deles será da Viação Santa Cecília, que já possui modelo e chassi definidos. A unidade BRT terá carroceria Mascarello, seguindo a tendência das ultimas renovações da empresa. 

Denominado GranMetro, o urbano articulado da Mascarello possui desenho avançado e mais aerodinâmico trazendo destaque para o itinerário eletrônico de série com uma maior área envidraçada. Seguindo o padrão definido pela ETUFOR, o veículo terá três portas do lado esquerdo além das três convencionais ao nível do solo.

Planta baixa Mascarello (Projeto: Cleomar/Divulgação: Diego Azevedo - Viação Santa Cecília)
De acordo com a planta baixa, o interior do veículo será equipado com poltrona urbana fixa alta, num total de 40 lugares. O posto do cobrador é posicionado na traseira de modo a proporcionar mais espaço aos passageiros não-pagantes.

Já o chassi será da marca Volvo, modelo B340M, plataforma com motor horizontal localizado entre-eixos que valoriza o espaço interno do veículo. Dentre suas principais características está o motor eletrônico de 340cv, suspensão pneumática com controle eletrônico e caixa de câmbio automática mais moderna da categoria.
GranMetro Volvo no BRT do Rio de Janeiro (Foto: Zé Ricardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados