sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Empresas de ônibus investem no Mercedes-Benz O 500 RSD que oferece padrão de conforto e segurança

Por Fortalbus
A Mercedes-Benz mantém uma histórica e destacada liderança nas vendas de ônibus no Brasil. Em 2014, no acumulado entre janeiro e julho, foram emplacadas 6.679 unidades, o que significa 42,95 % de participação de mercado.

No Ceará não poderia ser diferente. O chassi vem conquistando cada vez mais os empresários, graças ao compromisso com inovação e a constante evolução tecnológica de seus ônibus, prova disso é a frota das empresas Guanabara, Fretcar e Crateús.

Essa liderança também é muito expressiva entre os ônibus rodoviários, com a venda de 630 unidades no acumulado entre janeiro e julho deste ano e uma participação de mercado de 49,3% neste segmento.

Desenvolvido para aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias e para operações de turismo, o chassi O 500 RSD 6x2 é oferecido ao mercado em duas versões do motor OM 457 LA: potência de 354 cv a 2.000 rpm e torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2436) ou potência de 408 cv a 2.000 rpm e torque de 1.900 Nm a 1.100 rpm (O 500 RSD 2441).

O modelo RSD se destaca pela consagrada robustez e alta durabilidade da família O 500, vantagens essenciais para quem atua nas mais severas condições de operação e aplicação. Além disso, traz as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, destacando-se pela alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente.

O chassi O 500 RSD foi especialmente dimensionado para 24 toneladas de PBT - peso bruto total. Ele sai de fábrica na versão buggy (com entreeixos de 3.000 mm), possibilitando várias dimensões de entreeixos para carroçarias de até 14 metros de comprimento total, além de permitir a instalação de carrocerias Double Decker e Low Drive.

Além de baixo consumo de combustível, o motor Mercedes-Benz OM 457 LA se destaca pelo elevado torque já em baixas rotações. Sua perfeita combinação com o câmbio GO 210 de 6 marchas sincronizadas assegura uma excelente dirigibilidade, com melhores arrancadas e retomadas de velocidade, ultrapassagens mais ágeis e maior elasticidade das marchas.

O sistema de trambulação do câmbio GO 210 utiliza uma alavanca do tipo joystick, com acionamento a cabo e servoassistido pneumaticamente. Este conceito resulta em facilidade e suavidade de operação, garantindo elevado conforto para o motorista e, consequentemente, maior satisfação.

Os chassis de ônibus O 500 da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado por seu consagrado conjunto de suspensão pneumática integral, que oferece um elevado padrão de conforto e segurança para os passageiros e o motorista. Graças a este conceito da suspensão, o veículo fica constantemente nivelado em relação ao solo, garantindo excelentes níveis de estabilidade. Além disso, há uma menor transferência de solavancos para a estrutura do chassi, o que resulta em maior vida útil do veículo.

Entre os itens de série do O 500 RSD incluem-se: coluna de direção regulável, Tempomat (piloto automático), Top Brake,  sistemas ABS e ASR, sistema de elevação e rebaixamento da suspensão, polia do motor para acionamento do ar condicionado, diagnose "on board" e podeste com regulagem de altura.

Opcionalmente, o cliente tem à disposição: freios a disco, eixo traseiro de apoio (ERA) dirigível ou não com freios a disco e suspensão independente e rodas de alumínio com acabamento fosco ou polido, bem como amortecedores reforçados, sistema anti tombamento e balanço dianteiro longo, itens necessários para a montagem de carroçarias Double Decker ou Low Driver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados