sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fortaleza: Av.Carapinima ganhará nova faixa de ônibus no sentido Centro-Parangaba

A avenida Carapinima, no bairro Benfica, terá mais uma faixa de tráfego no sentido Centro-Parangaba. A mudança abrange o trecho entre as ruas Juvenal Galeno e Padre Francisco Pinto e deve diminuir o congestionamento na região nos horários de maior fluxo, como no começo da manhã e no fim da tarde. Com a intervenção, o canteiro central da avenida está sendo readequado desde a semana passada.

A via passará a ter quatro faixas no sentido Centro-Parangaba, duas das quais exclusivas para ônibus. No sentido inverso, a avenida terá duas faixas: uma destinada para o transporte coletivo e outra para os veículos convencionais.

“Identificamos que o tráfego da Carapinima no sentido Centro-Parangaba é muito mais carregado em comparação com o inverso. Isso tanto em relação ao volume individual quanto na quantidade de linhas de ônibus. Essa mudança vem para reduzir essa desproporcionalidade”, comentou o secretário-executivo da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Arcelino Lima.

A ação ocorre também para permitir o escoamento dos carros no trecho em frente ao Shopping Benfica, onde atualmente há duas faixas destinadas para o trânsito exclusivo de ônibus, com apenas uma livre para os veículos comuns.

“A tendência é piorar porque os motoristas que vão para Centro terão apenas uma faixa para trafegar, porque a outra é de ônibus. O engarrafamento será transferido para outra área. A dificuldade maior vai ser de manhã, quando as pessoas saem rumo ao Centro”, criticou o mototaxista Francisco de Assis Lopes, 58.

Conforme o secretário-executivo, não haverá esse problema porque a quantidade de veículos em direção ao Centro se dá na Avenida da Universidade. “Essa avenida também servirá como via auxiliar para os motoristas que pretendem fazer essa rota”, completa Lima.

Faixas exclusivas
As faixas exclusivas de ônibus funcionam nas avenidas da Universidade e Carapinima desde o dia 25 de agosto. Segundo Arcelino Lima, as fiscalizações devem iniciar até o fim deste mês, com o término da instalação dos equipamentos responsáveis pelo serviço. Os trabalhos de implantação começaram na semana passada.

Ao todo, serão oito equipamentos por sentido nas duas avenidas, com distância de cerca de 200 metros entre eles. A fiscalização prevê 30 dias de trabalho educativo, quando os motoristas que desrespeitarem as faixas recebem notificação. As multas só serão aplicadas após esse período, o que deve ocorrer até novembro.
Saiba mais
Circulam diariamente 42 linhas de ônibus na Avenida da Universidade. A faixa exclusiva começa na rua Padre Cícero e vai até a avenida Domingos Olímpio.

A avenida Carapinima, que tem um fluxo de 37 linhas, recebe uma faixa por sentido entre a rua Padre Francisco Pinto e avenida Duque de Caxias.

As avenidas José Bastos e Domingos Olímpio irão receber faixas exclusivas de ônibus no dia 29 deste mês. Na José Bastos, o espaço exclusivo para o trânsito de ônibus começará no Terminal Lagoa e segue até a Carapinima.

Na Domingos Olímpio, a faixa será instalada ao longo de toda a via, desde a avenida Bezerra de Menezes até a avenida Aguanambi.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados