quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fortaleza: Desrespeito à faixa exclusiva de ônibus no binário gera 5.077 notificações

Nas faixas exclusivas para transporte público no binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, na Aldeota, foram registradas 5.077 notificações de imprudências, uma média de 362 por dia. As irregularidades aconteceram de 15 a 28 de agosto, durante período de medidas educativas. A partir de hoje, condutores flagrados infringindo as normas de circulação receberão multa no valor de R$ 53,20.

A penalidade tem início após um mês de fiscalização eletrônica no local. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), foram registradas 2.906 notificações de desrespeito às faixas na Santos Dumont, e 2.171 na Dom Luís. No período, 35 medidas educativas foram de veículos reincidentes. Os corredores nas duas avenidas são monitorados com 30 câmaras que fazem a leitura das placas dos veículos.

A multa destinada para motoristas que desrespeitem a faixa implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa medida, segundo o coordenador da fiscalização eletrônica da AMC, Venício Sales, reforça o que há um mês já vem sendo feito com medidas educativas. “A multa é necessária para amenizar as imprudências dos motoristas de automóveis particulares. Notificações e medidas educativas feitas anteriormente ajudaram na conscientização”.

O coordenador lembra que só é permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. “Os automóveis particulares podem circular para fazer conversões à direita ou entrar em algum estabelecimento”, enfatiza. O motorista deve respeitar um limite máximo de 100 metros, orientados pelas linhas tracejadas presentes na pista.

No Benfica, as faixas exclusivas para transporte público nas avenidas da Universidade e Carapinima, que estão operando desde 25 de agosto, vão receber a fiscalização, de acordo com a AMC. “A previsão é de que no próximo mês sejam iniciadas as medidas educativas e as notificações, e no mês seguinte as multas já devem começar a valer. Será um processo gradual”, explica Sales.

Circulam diariamente 42 linhas de ônibus na Avenida da Universidade. A faixa exclusiva começa na rua Padre Cícero e vai até a avenida Domingos Olímpio. A avenida Carapinima, que tem um fluxo de 37 linhas, recebe uma faixa por sentido entre a rua Padre Francisco Pinto e avenida Duque de Caxias.

Velocidade
O secretário da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCPS), Luiz Alberto Saboia, garante que as faixas exclusivas otimizam o deslocamento dos passageiros, reduzindo o tempo de viagem. “Investir em transporte público é fundamental para termos uma cidade desenvolvida e com um trânsito tranquilo. Já é notável que, com corredor próprio para ônibus e vans, o fluxo de melhorou”. 

Ele avalia que as multas vão ajudar a conscientizar mais ainda a população e fazer com que as pessoas percebam os limites no trânsito. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que houve um aumento na velocidade média dos ônibus na Santos Dumont, por onde trafegam 17 linhas, de 13.8 para 18.2 km/h. Na Dom Luís, o aumento foi de 14.2 para 17 km/h, com um fluxo diário de 11 linhas.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados