segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Fortaleza: Grandes mudanças no sistema de transporte coletivo

Por Fortalbus
A pintura azul, marca registrada do transporte coletivo de Fortaleza há 14 anos, neste ano conheceu sua sucessora. Logo em breve, todos os ônibus da capital cearense ganharão novas cores, deixando de lado ao tradicional azul com setas, presente na frota desde o ano 2000.

A nova pintura marca o início de uma nova etapa no transporte de Fortaleza, pois traz consigo não só uma nova comunicação visual, mas também mudanças no próprio equipamento com a aquisição de veículos do tipo Padron e articulado, que certamente receberão as novas cores para revitalizar o sistema integrado de transporte.

Desenvolvida por Jorge Andrade, possui fácil identificação e praticidade como principais características. Basicamente com linhas horizontais e a representação de um circulo com seu respectivo consórcio inserido ao centro, possui a cor branca como predominante, além do cinza e azul.

O transporte coletivo da capital cearense está cada vez mais perto de ter um equipamento diferenciado operando nas ruas e futuros corredores exclusivos, foi comercializadas as primeiras unidades de ônibus articulado para a cidade de Fortaleza, essas unidades deverá chegar em nossa capital na em Setembro e outubro.

O modelo escolhido é o Mercedes-Benz O-500 MA 2836 Articulado Piso Alto, é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. 

As primeiras unidades são para as seguintes operadoras do sistema urbano de Fortaleza: Vega S/A, Auto Viação Fortaleza, Viação Urbana, Auto Viação Dragão do Mar, Maraponga Transportes e Viação Siará Grande, nessas empresas receberá suas unidades encarroçados com a Marcopolo. Já a São José Transportes Urbanos não ficará de fora dessa inovação, pois a mesma também adiquiriu seu articulado, sendo na carroceria NeoBus.

O prefeito Roberto Cláudio afirmou que no dia 15 de setembro, será inaugurado o novo terminal do Antonio Bezerra, o maior e mais moderno de Fortaleza e, até o final de outubro, serão entregues as estações do canteiro central da avenida Bezerra de Menezes, que vai abrigar 10 estações de ônibus, cinco em cada sentido da via, e as faixas preferenciais para ônibus serão do lado direito.

Sobre a nova Aguanambi, o prefeito destacou que o projeto executivo está sendo licitado, com chances de iniciar ainda até dezembro deste ano. Do Centro da Cidade até a rotatória da Praça Manoel Dias Branco, será feita uma obra viária, com reurbanização das vias, padronização das calçadas, implantação de ciclovias, arborização, instalação de estações de ônibus junto ao canteiro central, drenagem a pavimentação. O canal será todo recuperado e, em alguns trechos, fechado para abrigar também uma estação de ônibus. Antes de começar estas obras, ainda esse ano, será construída uma passarela quase em frente o Hospital Antonio Prudente, para eliminar o sinal que existe debaixo do viaduto.

Ainda sobre suas realizações para melhorar o transporte público na capital cearense, Roberto Cláudio destacou o sucesso da implantação  do Bilhete Único, atualmente com 600 mil usuários e que tem como um dos principais objetivos reduzir lotação e tempo de espera. Hoje o Bilhete Único integrar todas linhas de vans com os ônibus.

Outra grande novidade é que a partir de dezembro quando inicia a troca de frota, os ônibus devem ter ar condicionado e em 6 anos, a frota estará 100% com refrigeração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados