domingo, 28 de setembro de 2014

Fortaleza: Motoristas que desrespeitarem as faixas exclusivas para ônibus receberão notificações

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e motoristas dos transportes públicos, foram instaladas, há quase um mês, faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade. Em aproximadamente dez dias, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) passará a aplicar notificações educativas aos condutores que não respeitarem os locais restritos para os coletivos na Avenida da Universidade.

Existem três etapas de a fiscalização: adaptação, quando nenhuma intervenção direta aos motoristas foi feita; educativa, na qual os condutores que desrespeitarem as faixas exclusivas irão receber apenas uma notificação; e a penalização, quando as multas já estarão em vigor.

De acordo com a AMC, os equipamentos de fiscalização eletrônica já foram instalados na Avenida da Universidade, no bairro Benfica. Entretanto, só começarão a funcionar daqui a sete dias, quando a rede de energia for ligada nos aparelhos. Já na Avenida Carapinima, ainda não existe data estimada para início do processo.

Após o efetivo funcionamento, será dado um período educativo de mais 30 dias para os condutores se adaptarem às novas normas de circulação. Passado esse prazo instrutivo, as multas serão empregadas. A infração para quem desrespeita as faixas de ônibus é leve. A multa é de R$ 53,20, além de três pontos na carteira de habilitação. Enquanto isso, agentes de trânsito atuam em rotas volantes diariamente para coibir as demais irregularidades de trânsito, pois as relacionadas às faixas só serão feitas através dos equipamentos eletrônicos.

São 4,4 Km de via para os coletivos, situada no lado direito. Na Avenida da Universidade, por onde circulam diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva sai da a Rua Pe. Cícero até a Avenida Domingos Olímpio.

Sentido
A Avenida Carapinima possui uma faixa por sentido, entre a Rua Pe. Francisco Pinto e a Avenida Duque de Caxias, que beneficia 37 linhas de coletivos. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Avenida 13 de Maio, onde são destinadas duas faixas para os ônibus. A doméstica Andreziana Pontes afirma não ter notado muita diferença no tempo de espera na Av Carapinima. "Melhorou muito pouco. Estou esperando o ônibus há mais de uma hora. Ainda existem muitos carros que não respeitam as faixas e isso dificulta muito", assegura.

Segundo o estudante Luan Victor Ferreira, a situação não é diferente na Avenida da Universidade. "Os carros não respeitam a faixa. Difícil é achar algum que a utilize da forma certa. Apesar disso, já estou notando uma diminuição no tempo dos percursos", certifica.

Ainda de acordo com ele, o que facilita são as paradas seletivas. "Agora, os ônibus não precisam ficar parando em toda parada, isso reduz bastante o tempo", opina.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados