quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fortaleza: Novas mudanças para o transporte coletivo

Ainda no mês de setembro, estão previstos o binário da Av. Engenheiro Alberto Sá e da Rua Fausto Cabral, no Papicu (dia 27), a implantação de mais duas faixas exclusivas de ônibus, desta vez nas avenidas José Bastos e Domingos Olímpio (dia 29).

No dia 30, será feita a reestruturação de três linhas de vans: a 755 (Conjunto Alvorada / North Shopping), a 713 (Santos Dumont /Perimetral) e a 706 (Edson Queiroz / Barra do Ceará). Entretanto, os novos trajetos ainda não estão definidos e dependem da consulta que será feita com usuários. “A gente vai validar todas estas mudanças com a população”, explicou o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, também presente ao fórum.

O secretário executivo da Secretaria da Infraestrutura do Município (Seinf), José Roberto de Resende, acrescentou que a Prefeitura de Fortaleza pretende inaugurar o corredor expresso de ônibus Antônio Bezerra/Centro “no próximo mês de outubro, juntamente com os viadutos da Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior, uma peça que, embora seja uma obra de grande significado para a cidade, vai ajudar muito, inclusive os motoristas particulares, mas é uma obra que foi pensada e feita para esse corredor”.

O corredor Antônio Bezerra/Centro faz parte do BRT Antônio Bezerra/Papicu e sua implantação, já com as dez estações da Av. Bezerra de Menezes em funcionamento, permitirá que a linha 757 (Vila Velha/Centro) também seja reestruturada. Durante o mês de outubro, também serão implantadas as faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Antônio Sales e Godofredo Maciel. 

O Município programou outras intervenções de grande monta, como a municipalização da BR-116, do trecho da rotatória do bairro de Fátima até o Terminal do Sistema Integrado de Messejana. O projeto original da Rodovia Santos Dumont, nessa área urbana, nunca foi executado. Ele previa inovações na cobertura vegetal, na sinalização, iluminação, passarelas e contorno da rodovia.

As mudanças preveem, além de obras viárias, a implantação, no canteiro central da BR, do sistema de tráfego BRT para transporte de massa. Ao mesmo tempo, a Avenida Aguanambi será requalificada de modo a integrar o centro ao novo sistema de tráfego rápido da BR.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados