sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Fortaleza: Novo terminal do Antônio Bezerra será inaugurado hoje

Com mais que o dobro do espaço original, o Novo Terminal Antônio Bezerra será inaugurado nesta hoje (19/09), a partir de 18 horas, em solenidade oficial aberta ao público com a presença do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Sob a responsabilidade do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), o espaço físico do terminal foi ampliado, passando de 12 mil m² para 29 mil m², com um investimento de, aproximadamente, de R$ 21,5 milhões.

O novo equipamento conta com plataformas com piso industrial, cobertura em estrutura metálica e pavimento rígido para circulação de ônibus. No total, são duas plataformas de embarque e desembarque e uma para a Administração, todas com amplas áreas para circulação de passageiros, com estações para receber os ônibus articulados e os convencionais.

Para garantir o funcionamento adequado das 46 linhas de ônibus que passam pelo local, transportando uma média diária de 200 mil passageiros, o equipamento tem rampas e túneis de acesso de pedestres às plataformas, que evitam o cruzamento entre usuários e ônibus, proporcionado mais rapidez, comodidade e segurança. A primeira etapa do Terminal foi inaugurada em 20 de janeiro deste ano.

Os 23 boxes, que antes existiam no antigo terminal, foram substituídos por 30 novos boxes instalados nas plataformas e nos túneis, com áreas mais amplas, rede de esgoto, pias e exaustores. Os novos boxes vão oferecer mais conforto aos comerciantes e usuários, que passarão a contar com serviços rápidos, lanches, artigos de variedades, refeições, sorveterias dentre outros.

O terminal conta com duas entradas com bilheterias, prédio para a administração, posto de monitoramento, auditório, além de quatro conjuntos de banheiros acessíveis. Toda a sinalização do equipamento também foi pensada para facilitar o deslocamento dos passageiros, informando desde a localização dos serviços até a relação das linhas por plataforma.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias, o Novo Terminal Antônio Bezerra será modelo para os demais, que também receberão reformas e ampliação de espaços e serviços. “As intervenções pelas quais o Terminal Antônio Bezerra passou serviram para deixá-lo mais moderno e acessível para usuários e ônibus, além de estar adaptado ao novo tipo de realidade do transporte público. Com isso, servirá de exemplo para darmos continuidade ao plano da Prefeitura de Fortaleza de reformar todos os terminais de transporte público da cidade”, enfatiza Samuel.

O Novo Terminal Antônio Bezerra faz parte do primeiro corredor exclusivo de Fortaleza: o corredor Antônio Bezerra/Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. Vale destacar que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão de 17,4km.

Área verde
O Novo Terminal Antônio Bezerra, que antes não possuía nenhuma vegetação, agora conta com ampla área verde e projeto paisagístico, garantindo maior sombreamento no local, que é ponto de grande circulação de pessoas e veículos.

Breve histórico
Iniciada em agosto de 2009, a obra de reforma e ampliação do Terminal Antônio Bezerra passou por diversas paralisações, sendo definitivamente retomada já na atual gestão em março de 2013. O projeto passou por ajustes e adaptações para trazer modernidade e conforto à população.

Com isso, o Novo Terminal Antônio Bezerra teve sua primeira etapa entregue em 20 de janeiro deste ano. A entrega da segunda etapa do Terminal, que tem dois terços do espaço total, completa o pacote de melhorias prometidas para os usuários do transporte público que precisam acessar este equipamento diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados