domingo, 21 de setembro de 2014

Fortaleza: Operação de transporte em 100% do espaço do novo Terminal Antônio Bezerra será iniciada hoje

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), após a festa de inauguração do Novo Terminal Antônio Bezerra, finaliza, agora, os ajustes para dar início à operação de transporte em 100% do espaço reformado. Os passageiros terão duas opções para acessar o terminal: pela bilheteria da R. Demétrio de Menezes, que já estava em operação, ou pela bilheteria da R. Cel. Carvalho, que será aberta ao público. 

Desde a inauguração da primeira etapa do terminal, em janeiro deste ano, os embarques e desembarques estão sendo realizados de forma provisória na plataforma da Administração e na plataforma central. A partir de domingo, a área da administração será desocupada e todas 49 linhas de ônibus e vans serão redistribuídas nas plataformas A e B. A estrutura mais ampla garantirá mais conforto e agilidade na circulação dos cerca de 200 mil passageiros que passam diariamente pelo equipamento.

Além do conforto, o grande legado do novo terminal será a eliminação do conflito entre passageiros e veículos, uma combinação que já resultou em acidentes fatais no passado. Agora, toda a circulação de pedestres é feita pelos túneis e rampas.

As estruturas são iluminadas com lâmpadas de LED e contam com acesso direto para as plataformas, para as saídas e possuem quiosques de serviços. “Adotaremos túneis e passarelas em todos os terminais que passarão por reformas. Esse é um padrão universal e que garante uma circulação efetivamente segura para os passageiros. Com essa medida, esperamos zerar o número de acidentes dentro do terminal”, afirma Antônio Ferreira, presidente da Etufor.

A circulação dos ônibus também será alterada. Atualmente a entrada dos veículos acontece pela Av. Mister Hull e R. Cel. Carvalho. Após a mudança, o acesso existente será mantido, mas algumas linhas passarão a sair pela R. Demétrio de Menezes, que terá seu sentido invertido, passando a ser sul/norte, entre a Av. Mister Hull e a R. Cel. Matos Dourado.

Além dessa alteração, a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) também regulamentará o estacionamento na parte externa do terminal, implantando vagas de veículos automotores, táxis, mototáxis, deficientes e idosos. Como parte das mudanças, o semáforo situado no cruzamento das ruas Demétrio de Menezes com Cel. Matos Dourado contará com mais um foco para atender à nova configuração de circulação.

Toda a estrutura recebeu nova comunicação visual, com informações sobre a localização dos equipamentos do terminal e localização das linhas. Nos primeiros dias após a mudança, a equipe de operadores da Etufor será reforçada e distribuída nas plataformas para esclarecer as dúvidas dos passageiros. “É natural que as pessoas tenham dúvidas no começo, mas com o tempo elas irão se familiarizar com as novas instalações e sentirão as melhorias. Até que isso aconteça, a equipe da Etufor estará disponível para ajudar no que for preciso”, conclui Ferreira.

O novo terminal faz parte do primeiro corredor exclusivo de transporte coletivo de Fortaleza: o corredor Antônio Bezerra/Centro, que ligará o novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km. Vale destacar que o corredor Antônio Bezerra/Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra/Papicu, que terá extensão de 17,4km.

Distribuição das linhas por plataforma:

PLATAFORMA A

120 - Vila do Mar/Náutico
130 - Vila do Mar/Náutico II
059 - Corujão/Av. Sargento Hermínio
052 - Grande Circular II
092 - Antônio Bezerra/Papicu/Praia de Iracema
056 - Corujão/Grande Circular II
042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu
035 - Corujão/Av. Paranjana II
028 - Antônio Bezerra/Papicu
098 - Expresso/Antônio Bezerra/Papicu
037 - Corujão/Cj Ceará/Aldeota I
026 - Antônio Bezerra/Messejana
251 - Bezerra de Menezes/Coração de Jesus
086 - Bezerra de Menezes/Santos Dumont
200 - Av. Bezerra de Menezes
039 - Corujão/Av. Bezerra de Menezes
051 - Grande Circular I
097 - Antônio Bezerra/Siqueira
055 - Corujão/Grande Circular I
082 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral
037 - Corujão/Cj Ceará/Aldeota II
072 - Antônio Bezerra/Parangaba
091 - Expresso/Antônio Bezerra/Parangaba
057 - Corujão/Jardim Iracema
024 - Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor
034 - Corujão/Av. Paranjana 
122 - Antônio Bezerra/Álvaro Weyne
057 - Corujão/Jardim Iracema
210 - Quintino Cunha/Antônio Bezerra
211 - Vila Velha/Antônio Bezerra
212 - Jardim Guanabara/Nova Assunção I
213 - Jardim Guanabara/Nova Assunção II
058 - Corujão/Jardim Guanabara/Cj Nova Assunção II

PLATAFORMA B

220 - Av. Sargento Hermínio
079 - Antônio Bezerra/Náutico
071 - Antônio Bezerra/Mucuripe
081 - Cj Ceará/Antônio Bezerra II
015 - Cj Ceará/Antônio Bezerra I
074 - Antônio Bezerra/Unifor
214 - Estação/Pio Saraiva I
217 - Estação/Pio Saraiva II
088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin
389 - Jovita Feitosa
225 - João Arruda
205 - Dom Lustosa
216 - Antônio Bezerra
243 - Parque Universitários/Antônio Bezerra
215 - Autran Nunes
250 - Antônio Bezerra/Centro

Um comentário:

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados