terça-feira, 23 de setembro de 2014

Modelos de ônibus articulados em produção para o BRT Fortaleza

Por Fortalbus
Em breve, a cidade Fortaleza passará por transformações no seu transporte, pois com a implantação dos corredores exclusivos de ônibus e a introdução de veículos com maior capacidade de transporte, espera-se uma relevante melhoria no atual sistema integrado estabelecido há mais de vinte anos.

E são os articulados que irão compor o cenário dos corredores exclusivos da capital cearense. A Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Ceará, comercializou as primeiras unidades de ônibus articulado para a cidade de Fortaleza, essas unidades deverá chegar em nossa capital na segunda quinzena de outubro.

As empresa de ônibus, Vega S/A, Auto Viação Fortaleza, Viação Urbana, Auto Viação Dragão do Mar, Maraponga Transportes e Viação Siará Grande, receberá suas unidades encarroçados pela Marcopolo
O modelo escolhido pela Mercedes-Benz foi o O-500 MA 2836 Articulado Piso Alto, é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. 

Entre as vantagens do O-500 MA 2836, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, a facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento, já que este chassi sai de fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação.

Com desenho futurista, o Marcopolo Viale BRT atende a todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarques, podendo ser configurado para as necessidades específicas em números de passageiros e acessibilidade. O veículo também tem exclusivos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. 

Mercedes-Benz Mega BRT na São José Transportes Urbanos
Já a São José Transportes Urbanos não ficará de fora dessa inovação, pois a mesma também adquiriu seu articulado, sendo na carroceria NeoBus. O Mega BRT é um projeto que expressa a evolução dos ônibus no Brasil, quebrando paradigmas e construindo soluções inovadoras, originais, criativas e conceituais. Entre as novidades estão a câmera traseira para marcha ré, o sensor de estacionamento com indicação de distância, wireless, GPS.

O ônibus possui ainda itens que conferem mais segurança e conforto aos passageiros, além de espelhos carenados, laterais sem frisos (totalmente limpa), motorista com área privativa, iluminação com LED de todo o salão e do espaço interno reservado para propaganda, sistema multiplex, sistema anunciador de voz (junto às portas) e informações legíveis sobre a localização das rotas e estações. Estas facilidades, para pedestres e ciclistas, proporcionam viagens mais rápidas, confortáveis e condizentes com as necessidades dos usuários.

Volvo B340M GranMetro da Viação Santa Cecília
Dentre os articulados que em breve estarão circulando, um deles será da Viação Santa Cecília, que já possui modelo e chassi definidos. A unidade BRT terá carroceria Mascarello, seguindo a tendência das ultimas renovações da empresa. De acordo com a planta, o interior do veículo será equipado com poltrona urbana fixa alta, num total de 40 lugares. O posto do cobrador é posicionado na traseira de modo a proporcionar mais espaço aos passageiros não-pagantes.

Já o chassi será da marca Volvo, modelo B340M, plataforma com motor horizontal localizado entre-eixos que valoriza o espaço interno do veículo. Dentre suas principais características está o motor eletrônico de 340cv, suspensão pneumática com controle eletrônico e caixa de câmbio automática mais moderna da categoria.

O GranMetro é um ônibus urbano com desenho diferenciado exclusivo para chassis de motor traseiro,  articulados e biarticulados  para todo tipo de aplicação, não só em corredores como o BRT.  Seu desenho traz como novidade a frente avançada com desenho mais arredondado trazendo destaque para o itinerário eletrônico de série com uma maior área envidraçada e mais aerodinâmica, o parabrisas com janelas espia laterais completam o desenho com tamanho mais adequado à aplicação de ônibus urbano podendo ser dividido ou inteiriço, os limpadores de parabrisas posicionado na parte superior permitem melhor limpeza, os espelhos retrovisores tem acabamento com pintura na cor do veículo, facilitam a limpeza e destaque para a frota, os faróis exclusivo possuem luz diurna em Led´s com superfície de proteção inteiriça em policarbonato, mais segurança devido sua melhor iluminação e proteção em caso de acidentes. 

Um comentário:

  1. Bom dia Amigos, tudo bem?

    Nesta etapa quantos serão os articulados Viale BRT? Um carro por empresa?

    Abraço
    André

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados