sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Novas tecnologias e diversidade de carrocerias na frota da Via Metro

Por Fortalbus
A inovação e diversidade de carrocerias na frota da Via Metro possui diversos processos que buscam o aprimoramento do transporte coletivo, com foco na melhoria contínua. Os testes de novas tecnologias disponíveis para o transporte de passageiros é um desses processos, buscando garantir a sustentabilidade das operações do transporte coletivo de qualidade, o qual deve atender as necessidades e expectativas de seus usuários. A Via Metro está sempre formando parcerias com os fabricantes para testar novas tecnologias com o objetivo de estudar modelos mais eficientes, que atendam a demanda de suas linhas.  

A Viação Metropolitana, empresa que atua no transporte coletivo da Região Metropolitana de Fortaleza e também na região metropolitana do Cariri, vem renovando sua frota, com o novo urbano da Marcopolo que já é sucesso de vendas em todo o Brasil, também com outros sucessos de vendas do mercado nacional, o Apache Vip III da Caio, NeoBus Mega e agora o Svelto da Comil.

Neobus/Mega
A Via Metro, que opera na região metropolitana de Fortaleza, incorporou a sua frota no mês de Fevereiro de 2014, o seu primeiro veículo do modelo Neobus Mega Pluss. Encarroçado com o chassi Mercedes-Benz OF-1519 Euro-V, sendo assim a segunda empresa cearense a adquirir o modelo que vem se destacando no mercado de ônibus urbano.

A Neobus, lançou há um ano uma nova versão para o modelo urbano conhecido até então como Mega que havia sido lançada em 2006, com atualizações que deixaram a carroceria com um aspecto mais aerodinâmico, foi batizado de Mega Plus. Na frente do veículo, o conjunto de faróis passou a contar com piscas e luzes diurnas em leds, mantendo os faróis circulares, O para-choque ganhou novas grades horizontais e a grade do capô passou a ter aberturas maiores. O itinerário frontal está mais estreito e curvo, onde as luzes de iluminação ficam fora do conjunto. Sua nova traseira lembra um pouco a versão BRT produzido pela carroçadora, onde as linhas proporcionam um aspecto aerodinâmico. O conjunto de lanternas possui fundo refletivo vermelho contendo luzes de freio e piscas verticais, além da luz de ré em formato circular, todos eles contendo leds.

Marcopolo/New Torino
A Via Metro é a segunda maior empresa com operação no seguimento de linhas metropolitanas do Ceará, e com com isso vem melhorando sua frota com a aquisição de ônibus Marcopolo que são encarroçados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721, mantendo a padronização de veículos da marca na Empresa. Num total de 10 unidades, os novos ônibus possuem poltronas de encosto alto, proporcionando mais conforto aos passageiros. As linhas metropolitanas de Fortaleza da empresa, englobam as cidades de Maracanaú, Maranguape e Fortaleza.

O novo Marcopolo traz novidades para o segmento, como a praticidade do novo painel multiplex, que integra funções de computador de bordo numa tela LCD de 3,5 polegadas à prova de poeira e água. A abertura das portas, por exemplo, agora são acionadas através de um simples toque. Externamente, o design do Novo Torino chama a atenção por seu novo farol com leds e lanternas traseiras herdadas do modelo Viale BRT.

Caio Apache Vip
A Caio Induscar, líder na fabricação de ônibus urbanos no país, forneceu unidades do modelo Apache Vip III para a Via Metro, sendo encarroçados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721. Os veículos já atuam na filial Juazeiro do Norte, por isso a pintura padronizada da integração do Metrô do Cariri. As unidades diversificam ainda mais a frota da empresa que está em renovação constante, mantendo assim, o compromisso de investir continuamente na qualidade dos seus serviços de transporte  coletivo.

Os novos ônibus oferecem mais conforto e segurança, pois são equipados com poltronas injetadas com apoio que melhoram a ergonomia dos passageiros, piso revestido, iluminação em leds, itinerário eletrônico lateral, elevador para cadeirantes, além de todos os itens para um maior conforto no deslocamento dos usuários.

Comil/Svelto
Com o objetivo de sempre oferecer um transporte de qualidade, a Via Metro segue renovando sua frota de maneira constante. A novidade da vez fica por conta das últimas aquisições, que se tratam de duas unidades do modelo Comil Svelto 2012, montados com chassis Mercedes-Benz OF-1721 Euro V, conforme foi anunciado aqui pelo Fortalbus. São os primeiros a serem adquiridos pela empresa, localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza.

Os novos ônibus deverão operar em linhas que fazem a ligação entre os bairros de Maracanaú e o Centro de Fortaleza, prestando um melhor serviço com ônibus novos aos usuários.. A compra destes veículos refletem o compromisso da empresa em manter elevada a idade média de sua frota. Além disso, evidenciam a diversificação de modelos. Somente neste ano, foram adquiridos unidades do Marcopolo Torino 2014, Caio Apache Vip III e Neobus Mega Plus - sendo dois equipados com ar condicionado, que deverão chegar nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados