terça-feira, 30 de setembro de 2014

Viação Dragão do Mar embarca na tecnologia do Viale BRT

Por Fortalbus 
No início da década de 1990, Fortaleza recebia seus primeiros ônibus articulados, mais conhecidos como "sanfonas". Eram quatro unidades que pertenceram à Companhia de Transporte Coletivo (CTC), estatal que era considerada a melhor empresa da cidade à época. Os novos ônibus vieram reforçar ainda mais a credibilidade dos serviços da CTC junto à população, mesmo que não houvesse toda a estrutura necessária para a operação deste tipo de veículo. E os bravos guerreiros permaneceram em operação até o início do século 21.

Agora, 14 anos depois da desativação dos primeiros articulados, surgiram novos indícios da concretização da mudança pela qual o Sistema Integrado de Transporte passa. Uma unidade do modelo Viale, modelo BRT produzido pela Marcopolo, com prefixo 42418, está a caminho de Fortaleza para a ilustrar a frota da Auto Viação Dragão do Mar. Em breve os veículos BRT da Mercedes-Benz serão apresentados aos fortalezenses.
Foto: Alexander Guimarães
O modelo escolhido pela Mercedes-Benz foi o O-500 MA Articulado Piso Alto, é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. 

Entre as vantagens do O-500 MA 2836, destacam-se a articulação com pistões hidráulicos, que oferece excelente dirigibilidade, a facilidade de manutenção e a praticidade do encarroçamento, já que este chassi sai de fábrica pronto para receber a carroçaria, reduzindo o custo de operação.
Foto: Alexander Guimarães
Com desenho futurista, o Marcopolo Viale BRT atende a todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarques, podendo ser configurado para as necessidades específicas em números de passageiros e acessibilidade. O veículo também tem exclusivos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. 

Trajetória da Viação Dragão do Mar
Sempre observando o seu potencial de expansão, a Auto Viação Dragão do Mar, logo ampliava sua participação no sistema integrado de ônibus de Fortaleza – SIT adquirindo a empresa Auto Ônibus Botucatu em fevereiro de 2004, com um total de 60 vagas e 13 linhas. Ainda em julho daquele ano, adquiria através de licitação pública mais 34 vagas da Companhia de Transportes Coletivos de Fortaleza - CTC, tornando-se em 10 meses a terceira maior empresa de transportes urbano de Fortaleza, tanto em frota como em demanda. Atualmente, operando com mais de 200 veículos com baixa idade média de frota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados