quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A história da linha Campus do Pici - Unifor

Por Fortalbus
Ela é uma daquelas poucas linhas de ônibus que possuem forte identificação com a cidade, não é a toa, pois já são três décadas servindo ao povo fortalezense. Difícil encontrar alguém que nunca andou de 75, seja pra ir ao trabalho, shopping, visitar amigos, ir à Igreja ou simplesmente ir até a escola ou faculdade, afinal, a linha respira estudantes, até no nome.
Ponto de partida da linha Campus do Pici - Unifor na UFC
E foi com este intuito, que em 1983, após pedidos dos estudantes de Fortaleza que demonstravam a necessidade de uma linha de ônibus ligando duas das mais importantes universidades cearenses, que surgiu a Campus do Pici – Unifor, ligando a Universidade Federal do Ceará à Universidade de Fortaleza.
Ônibus da CTC no primeiro ano de operação da linha
Desde os primeiros anos da década de 1980, a antiga Secretaria de Transporte do Município vinha realizando estudos técnicos para um possível itinerário que ligasse esses dois complexos universitários. A princípio, estes estudos revelaram a ineficiência da linha, se viesse a ser implantada como serviço regular. Um dos principais motivos de sua inviabilidade seria o alto intervalo de espera entre dois ônibus e excesso de capacidade ociosa, pois o Campus do Pici funcionava somente até às 20 horas.
Clique para navegar no itinerário da linha 75
Foram analisados sete percursos diferentes, com a preocupação de atender a outros usuários, através da interligação de pólos residenciais, comerciais e industriais. Depois de insistentes pedidos das duas universidades e da necessidade dos funcionários e alunos de serem atendidos por uma linha de ônibus que liga a zona oeste e leste da cidade, a Secretaria de Transportes finalmente implantou a linha Campus do Pici - Unifor em agosto de 1983.

Atualmente, servindo uma região considerada corredor estudantil que é a Avenida 13 de maio, a linha 75 também transporta uma grande demanda de passageiros com os mais variados perfis, pois liga as zonas oeste e leste da capital. No seu percurso estão incluídos dois grandes shoppings, a reitoria da UFC, escolas, o IFCE, a Igreja de Fátima, Assembléia Legislativa do Ceará, clínicas, além de importantes pontos comerciais.

Por toda a cidade de Fortaleza, às vezes é necessário um pouco de paciência para encarar o trânsito caótico em horários de pico, inclusive na linha 75, afinal, grande parte do seu itinerário possui apenas duas faixas por sentido. O trafego flui mais intenso a partir das avenidas Eng. Santana Junior e Washington Soares, pois a via ganha ares de rodovia. Com a conclusão dos túneis e a construção dos viadutos naquela região, espera-se que a viagem se torne um pouco mais rápida a bordo do coletivo.

Curiosidades da linha 75
No ano 2000, a linha ganhou os primeiros dois ônibus equipados com ar condicionado, adquiridos pela Empresa São José de Ribamar.

Com 31,6 quilômetros de extensão, todos os ônibus que operam atualmente são da Empresa São José Transporte Urbano.

A frota operante é de 17 veículos em dias úteis, 09 aos sábados e 05 aos domingos, totalizando 107, 66 e 43 viagens, respectivamente.


Um comentário:

  1. A empresa que faz a linha mudou. Gostaria inclusive de registrar um elogio a ela. Está sendo maravilhoso pegar esse ônibus :)

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados