quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Empresa São Benedito na operação do transporte coletivo de Fortaleza

Por Fortalbus
A Empresa São Benedito iniciou suas atividades no início da década de 1960, sendo fundada pelo Sr. Benedito Almeida, que transformou seu caminhão em misto numa época em que as distâncias se tornavam maiores devido as condições ruins das estradas. Há mais de 50 anos surgia uma das maiores empresas de transporte coletivo de passageiros do Ceará.

Mas só a partir de 1986, a São Benedito passou a operar no sistema de transporte coletivo urbano de Fortaleza, com as linhas José Walter/Expedicionários e José Walter/BR116 adquirida da Empresa Clotran. Com o aumento das operações a empresa decidiu construir em 1990, a garagem no bairro José Walter, principal reduto da empresa no urbano, naquela época, a linha José Walter/Centro via BR116 é dividida em AV. N e Av. I.

Em meados de 1994, já na era do sistema urbano integrado, a São Benedito passa a operar de forma tímida nas linhas Parangaba/ Papicu e Antônio Bezerra/ Papicu, linhas essas que exigiam ônibus com a pintura padrão do Sit-For. Em 1996, a São Benedito passou a opera a recém criada linha Jardim Castelão.

A empresa mudou sua configuração acionária, essa mudança resultou na troca do código de referência de 27 para 39 da São Benedito AutoVia, que operava com uma média de 40 veículos atuando em 7 linhas do sistema urbano de Fortaleza: José Walter/Centro via BR116 AV. I, José Walter/Centro via BR116 AV. N, José Walter/Centro via Expedicionários, Antônio Bezerra/Papicu, Parangaba/Papicu, Jardim Castelão/Centro e Castelão/Parangaba.

Em 2012, a licitação do transporte urbano foi realizada pela Prefeitura de Fortaleza, na gestão de Luizianne Lins, que prometeu mudanças no sentido de otimizar e proporcionar um transporte de qualidade ao usuário. Entretanto, essa mudança resultou no encerramento das atividades da empresa em linhas urbanas. Desde então, o Grupo São Benedito atua somente no transporte metropolitano e intermunicipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados