sábado, 25 de outubro de 2014

Expresso Serra Grande e sua ligação entre Fortaleza à Serra de Ibiapaba

Por Fortalbus
Durante quase uma década, a Expresso Serra Grande atuou em linhas intermunicipais do Ceará, tendo como principal área de atuação a região norte do estado e as cidades próximos à Serra de Ibiapaba. Fazendo jus ao nome, suas linhas atendiam as cidades como São Benedito, Sobral, Pacujá, Mucambo e Graça, além da capital Fortaleza.


A Empresa surgiu quando o empresário Francisco Pinto Neto, também proprietário da Uruburetama Transportes, adquiriu as linhas da Empresa Mucambo, empresa fundada no final da década de 1960 e que encerrou suas atividades após a transação. Com sua garagem sede em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, a Expresso Serra Grande operou entre 1994 e 2005 nas linhas Fortaleza x Graça, Pacujá x São Benedito, Sobral x Graça e Sobral x Pacujá.

A identidade visual da frota lembrava as curvas de uma serra através de duas faixas em tonalidades de cinza juntamente com a figura de um sol, além da inscrição das letras que se entrelaçavam. Havia também outra pintura, criada já próxima ao fim de suas atividades, onde a cor verde turquesa era aplicada nos para choques, letras e na faixa lateral.

A Expresso Serra Grande teve em sua frota um dos únicos modelos Ciferal Cursor dentre as empresas do Ceará. Produzido entre 1994 e 1995, trazia detalhes inéditos para a época, como o chapeamento liso, retrovisores alongados, abertura da caixa de rodas e janelas com aspecto de vidro colado. 

Apesar do projeto arrojado e a frente do seu tempo, não obteve grande expressão de vendas, pois a Ciferal não era a mesma de anos atrás, sendo mais tarde adquirida pelo Grupo Marcopolo. Na Serra Grande, a única unidade foi reencarroçada de um chassi Volvo B58 em 1995, trazendo o número 100 como prefixo.

Havia também outro modelo Ciferal rodoviário na frota, o Podium de prefixo 120, também com chassi Volvo B58. Além dos raros modelos rodoviários da Ciferal, sua frota também continha modelos como Nielson Diplomata sobre chassis Volvo e Scania, Monobloco O-364, Viaggio G4, entre outros.

Em 2005, a Expresso Serra Grande encerra suas atividades no transporte intermunicipal, quando suas linhas são transferidas para a Uruburetama Transportes, que por sua vez, permaneceu no transporte coletivo intermunicipal no Ceará até 2010.

2 comentários:

  1. Gostaria de ver uma matéria sobre a empresa MUCAMBO, se possível com fotos.

    Grato!

    Fco. Souza

    ResponderExcluir
  2. eu viajei nesse nielson b58 de Fortaleza a Itapajé

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados