domingo, 19 de outubro de 2014

Fortaleza: Com 150 lugares e ar-condicionado, começa a operar seu 1º ônibus articulado do sistema BRT

Ao primeiro ronco do motor, os celulares não se aguentaram nos bolsos. Tinham de registrar em lentes que não fossem retina, guardar a novidade para alcançar outros olhos. Foi assim a primeira viagem do ônibus articulado que começou a circular pela Capital, como teste, na linha 082 - Antônio Bezerra/Messejana/Perimental. O novo veículo se uniu aos 11 ônibus que fazem diariamente o trajeto entre os terminais do Antônio Bezerra e da Messejana.

A operação experimental funcionará até novembro, quando deve ser concluída a instalação das paradas de ônibus no canteiro central da avenida Bezerra de Menezes. Os serviços ocorrem para viabilizar o corredor exclusivo para ônibus (BRT, Bus Rapid Transit) na via.

Com o fim dos serviços, esse e outros sete ônibus articulados serão deslocados para fazer o itinerário entre o Terminal do Antônio Bezerra e o Centro, pelo corredor exclusivo. Como na avenida o embarque/desembarque será feito pelo lado esquerdo, os novos veículos já possuem as portas com adaptação.

O articulado tem ainda componentes de conforto, como ar-condicionado e suspensão pneumática, o que permite mais estabilidade no interior do coletivo. O veículo tem capacidade para transportar 150 passageiros, 55 a mais que os ônibus comuns.

Outras avenidas
“Queremos testar vários atributos desses veículos, tanto em relação ao conforto de passageiros como às próprias características dos ônibus, por exemplo a capacidade de frenagem e aceleração”, comenta Antônio Ferreira, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Segundo ele, a proposta é que esse experimento seja feito em outras vias da Capital, a depender da disponibilidade dos ônibus articulados. A prioridade, de acordo com Ferreira, serão linhas com grande fluxo de passageiros em vias que já possuem faixas exclusivas, como a avenida José Bastos.

Além dos oito veículos articulados que atuarão no corredor Antônio Bezerra/Centro, outros veículos como a mesma tecnologias farão o trajeto que ligará os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu, também usando a avenida Bezerra de Menezes. Essa linha só funcionará em 2015, após intervenções nos cruzamentos da avenida Engenheiro Santana Júnior com as avenidas Antônio Sales e Padre Antônio Tomás, além da reestruturação do Terminal do Papicu.

Coletivos já circularam em Fortaleza
Em 1992, a Prefeitura de Fortaleza implantou ônibus articulados. Os coletivos foram utilizados por mais de dez anos, mas os veículos perderam a vida útil e não foram reimplantados. De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, os veículos utilizados atualmente pelo projeto de mobilidade são bem mais modernos. Os anteriores não possuíam câmbio automático ou portas elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados