quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Fortaleza: Mudança de itinerário em topiques gera dúvidas em passageiros

O itinerário das linhas 755 (Conjunto Alvorada/North Shopping) e 706 (Edson Queiroz/Barra do Ceará) passou por alteração ontem, e as topiques já circulam por novos trajetos. A linha 706 deixa de atender o trecho entre os bairros Edson Queiroz e Barra do Ceará, passando apenas entre o Vila do Mar e o bairro Antônio Bezerra. Já a 755 teve itinerário reduzido até a Universidade de Fortaleza (Unifor), deixando de seguir pelas avenidas Bezerra de Menezes, 13 de maio e Pontes Vieira.

A novidade dividiu passageiros, gerando satisfação, dúvidas e desgosto. O fonoaudiólogo Kleyson Almeida, 26, mora perto do Terminal do Antônio Bezerra, onde a linha 706 faz integração, e aprova a mudança. “Com a van entrando no terminal será mais uma opção para quem vai no sentido da orla de Fortaleza”.

No terminal é comum ver pessoas surpresas com a nova linha. Para orientar os passageiros, agentes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) permanecem durante todo o dia na plataforma de onde sai a linha 706. “É um período de adaptação, mas todos estão sendo informados sobre o novo percurso”, confirma Prismilau Cristiano, fiscal de tráfego. Pesquisas de satisfação também estão sendo realizadas por agentes do Sindicato das Empresas de Ônibus do Ceará (Sindiônibus).

Próximo ao terminal, na Bezerra de Menezes, estudantes aguardavam a van 755 em direção à Unifor. Talissa Mendonça, 21, esperava havia 40 minutos e disse que nenhum fiscal apareceu para orientá-la. “Não sei como vou para a faculdade. As pessoas não sabem qual condução eu devo pegar”.

Direcionamento
A reestruturação das linhas faz parte das medidas do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), da Prefeitura de Fortaleza. Ezequiel Dantas, engenheiro técnico do Paitt, diz que há 15 dias, agentes da Etufor vêm orientando a população sobre a mudança no terminal e nas paradas de ônibus do antigo percurso da 755. A orientação será realizada por mais duas semanas.

Dantas sugere que os estudantes que se deslocam até a Unifor, peguem as linhas 075 (Campus do Pici/Unifor) ou a 074 (Antônio Bezerra/Unifor). “As frotas dessas linhas vão aumentar para beneficiar os alunos que circulavam pela 755. A rota é basicamente a mesma”. Já quem pegava a linha 706 e deseja seguir até a Bezerra de Menezes deve optar pelo ônibus 251 (Antônio Bezerra/ Coração de Jesus.) Para quem vai até a Washington Soares e o Edson Queiroz, Dantas indica o 074 (Antônio Bezerra/Unifor).

O engenheiro destaca que outras linhas ganharam reforço, como a 820 (Papicu/Conjunto Alvorada), a 251 (Antônio Bezerra/Coração de Jesus) e a 079 (Antônio Bezerra/Náutico). A reestruturação deve diminuir o tempo de espera das topiques, pois o passageiro aguardava em média 30 minutos, diz o técnico. “O objetivo é reduzir para sete minutos a espera da 706 e nove para a 755”.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados