terça-feira, 28 de outubro de 2014

Fortaleza: Multas serão aplicadas na faixa exclusiva de ônibus da Av. da Universidade

Os motoristas que trafegam pela Av. da Universidade, no bairro Benfica, têm que ficar atentos quanto à circulação nas faixas exclusivas para ônibus, distribuídas entre a Rua Pe. Cícero e a Av. Domingos Olímpio. No próximo dia 6, a Prefeitura finaliza a fiscalização educativa, passando a multar os veículos que circularem irregularmente nas faixas. A informação é da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

O corredor exclusivo para o transporte coletivo na via foi implantado no dia 25 de agosto, ainda em fase de adaptação. No último dia 6 de outubro, 8 equipamentos de fiscalização eletrônica foram instalados entre as Avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio, iniciando uma fiscalização educativa. Nesse período, o motorista que desrespeitar a faixa recebe apenas uma notificação, sem penalização.

A partir do dia 6 de novembro, entretanto, os veículos que circularem irregularmente no corredor exclusivo serão multados. As faixas exclusivas em Fortaleza só permitem o tráfego de ônibus, micro-ônibus, vans, táxis e transportes escolares. Veículos particulares só podem acessar o corredor para realizar conversões ou adentrar a estabelecimentos. As faixas funcionam nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Na Av. da Universidade circulam diariamente 42 linhas de ônibus. A implantação das faixas visa otimizar os deslocamentos de cerca de 155 mil passageiros que passam pela área, além de reduzir em até 40% o tempo de viagem dos usuários.

Av. Carapinima apresenta atraso
Mesmo tendo a implantação iniciada à mesma época da Av. da Universidade, a faixa exclusiva na Av. Carapinima ainda não tem prazo para começar a operar. O corredor, que compreenderá uma faixa por sentido, entre a Rua Pe. Francisco Pinto e a Av. Duque de Caxias, ainda recebe adequações no canteiro central.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados