quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Fortaleza: Os veículos do primeiro corredor BRT Antônio Bezerra/Centro

Por Fortalbus
Com a recente inauguração do novo Terminal Antônio Bezerra e a adoção de diversas faixas preferenciais para ônibus, o BRT de Fortaleza está cada vez mais consolidado. O chassi articulado Volvo B340M é o carro-­chefe dos BRTs de diversas cidades do mundo. Além de priorizar a capacidade de passageiros, o veículo possui computador de bordo com diagnóstico de falhas, motor horizontal e já é adaptado para transporte em plataformas.

O ônibus articulado da Viação Santa Cecília, foi o primeiro a chegar para as operações no Expresso Fortaleza, foi apresentado à população e à imprensa no novo terminal de Antônio Bezerra. O veículo, como não poderia deixar de ser, despertou a atenção dos transeuntes que passavam pelo local. Antes de iniciar as operações no corredor Antônio Bezerra/Centro, o veículo articulado está em operação na linha 082-Antonio Bezerra/Messejana via Perimetral.

As unidades do modelo Viale, modelo BRT produzido pela Marcopolo, já chegaram em Fortaleza para a ilustrar as frotas das Empresas Auto Viação Dragão do Mar, Viação Siará Grande, Vega S/A, Auto Viação Fortaleza, Viação Urbana, Maraponga Transportes. 

O modelo escolhido pela Mercedes-Benz foi o O-500 MA Articulado Piso Alto, é a mais moderna e rentável solução para atender à demanda de passageiros nos grandes centros urbanos. Incorporando todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz, este chassi vem equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), posicionado na traseira do veículo, o que traz maior facilidade na manutenção diária, melhor dirigibilidade com mais segurança e menor risco durante a época de chuvas. 

A São José é mais uma a entrar para esse time. Depois de testar duas unidades de articulados em fevereiro e março deste ano, chegou em Fortaleza sua primeira unidade. Trata-se do modelo Mega BRT, da gaúcha Neobus, montado com chassi O-500MA BlueTec V. De prefixo ainda não definido, o ônibus reforçará a conceituada frota da empresa, que mantém sua tradição pela encarroçadora Neobus.

A Ceará Diesel, empresa do Grupo Guanabara, entrega na quinta-feira 30/10, os primeiros sete novos ônibus urbanos articulados, de um lote de 20 unidades que foram vendidos para oito empresas que atuam no transporte urbano de Fortaleza. Vega, Viação Fortaleza, Viação Urbana, Dragão do Mar, Siará Grande, Viação São José e Maraponga investiram juntas cerca de R$ 6 milhões na frota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados