terça-feira, 7 de outubro de 2014

Novo Torino, o modelo urbano mais vendido no Ceará em 2014

Por Fortalbus
Com capacidade para acomodar até 47 passageiros sentados, mais condutor e cobrador, o Torino foi desenvolvido para ser montado sobre os principais chassis do mercado. Será oferecido inicialmente apenas com opção de motor dianteiro e, de acordo com o modelo de chassi, pode ter comprimento total de 13.280 mm, altura de 3.285 mm (com sistema de ar-condicionado no teto) e largura de 2.545 mm.

O novo do Torino inova pelo design contemporâneo, com novos conjuntos ópticos traseiro e frontal que incluem luz diurna e, pela tecnologia aplicada a favor da funcionalidade, com sistema multiplex redesenhado, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas e sistema de ar-condicionado opcional. O modelo foi concebido para oferecer conforto e segurança para os passageiros, menores custos operacional e de manutenção, além de mais ergonomia e praticidade para motorista e cobrador. Os para-choques dianteiro e traseiro, em três partes, possuem novo material que absorve melhor os impactos. O assoalho, dividido em painéis removíveis, facilita a manutenção e a reparação. No caso do piso, os serviços podem ser realizados sem a necessidade de remoção das poltronas.

Internamente, o Torino oferece melhorias na posição da poltrona e dos comandos do motorista que garantem fácil alcance aos instrumentos e propiciam operação confortável e segura. Merecem destaques o novo painel de instrumentos, com display LCD colorido de 3,5” de alta resistência e com acionamento touchscreen (toque na tela), e o sistema multiplex redesenhado para atender necessidades crescentes do transporte urbano em eletrônica embarcada.

Para proporcionar mais ergonomia, os postos de trabalho do novo Torino são mais espaçosos. O veículo oferece mais conforto térmico e acústico, com insuflador para o motorista e o cobrador e novo janelão tem mais eficiente captação de ar. A posição do motorista foi redesenhada e dispõe de ampla área para o painel de controle, além de console com porta-objetos.

Para os passageiros, o conforto também foi ampliado, com maior largura interna, que beneficia a circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City ficaram mais ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, que facilitam a movimentação dos ocupantes, além de nova decoração. A moderna família de poltronas também dispõe da opção de encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio).

02 - Viação Fortaleza
As primeiras unidades do New Torino da Viação Fortaleza chegou montado sobre o chassi OF-1519 e logo depois OF-1721 da Mercedes-Benz, o grande destaque é que esses veículos foram as primeiras a entrar em operação e, também os primeiros com duas portas da cidade, na frota da empresa também está composta de veículos com três portas.

19 - Fretcar Urbano
Com 10 unidades para o setor urbano a Fretcar trouxe os primeiros veículos com chassi 17-230 OD Euro V da Volkswagen/Man e os primeiros veículos com o novo padrão visual de Fortaleza com a carroceria New Torino. 

26 - Maraponga Transportes
Uma das mais tradicionais empresas de nossa capital, a Maraponga também já incorporou a sua frota o New Torino. Os veículos no chassi 17-230 OD Euro V da Volkswagen/Man. A Maraponga Transportes com mais três décadas de atuação no transporte coletivo de Fortaleza, possui uma das frotas mais novas da cidade, iniciativa agregada à empresa desde sua fundação, na qual vem constantemente renovando sua frota de veículos.

30 - Via Urbana
Fundada em 01/07/1996, a Viação Urbana é uma das maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza, fazendo parte do consórcio Trans Leste. Hoje a empresa conta com 1.000 colaboradores e uma frota de 234 veículos. A Via Urbana recebeu as unidades referentes a aquisição da renovação de sua frota. A empresa também se destacou entre as primeiras da grande Fortaleza a adquirir o novo modelo.

42 - Auto Viação Dragão do Mar
Os novos ônibus da Viação Dragão do Mar ostentam a nova padronização do (SIT-FOR). De um total de 10 unidades referente ao primeiro lote desta renovação. A empresa que atua em dois consórcios na capital cearense irá incluí-los ao Consórcio Parangaba, que compreende ao terminal Parangaba e bairros vizinhos.

Empresa Vitória
Com chassi OF-1721 da Mercedes-Benz a Vitória foi a primeira empresa de ônibus do norte nordeste a receber essa novidade, começou a recebendo as 20 primeiras unidades com duas portas e itinerário lateral auxiliar. Hoje a empresa já conta com 25 unidades do modelo na sua frota. A empresa também está recebendo o primeiro Torino 2014 com ar condicionado do Ceará.
Foto: Victor Schanuel
Fretcar Metropolitano
Com a frota metropolitana da Fretcar de cara nova, o novo visual tem as cores tradicionais da empresa em novas e modernas formas. O Torino, na Fretcar possuem chassis Volkswagen/MAN 17.230, mesma motorização que já opera em sua frota urbana na capital. A nova frota Metropolitana pode ser contemplada nas linhas que ligam Fortaleza para: Pacatuba, Guaiúba, Itapebussu, Maranguape e Redenção, além do litoral oeste como São Gonçalo do Amarante, Pecém e Taíba.
  
Via Metro
A Via Metro é a segunda empresa do Ceará a recebê-los, que assim como os primeiros do estado, são encarroçados sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721, mantendo a padronização de veículos da marca na Empresa. Num total de 10 unidades, os novos ônibus possuem poltronas de encosto alto, proporcionando mais conforto aos passageiros.

Empresa São Paulo
Fundada em 1928, a Empresa São Paulo opera com o novo Torino a linha metropolitana entre Fortaleza e Maranguape, com dois veículos do chassi OF-1519 Euro V da Mercedes-Benz. Com isso a empresa renova o compromisso de transportar os usuários de Maranguape com qualidade, sabemos que a possível licitação do Metropolitano Cearense tá pra sair, e com essa aquisição só prova que a Empresa São Paulo é digna e merece entrar e ganhar seu lote, diante da qualidade junto a seus clientes. O investimento em tecnologias sustentáveis e a atenção para todos os tipos de usuários são metas seguidas pela São Paulo em todas as suas ações.

Torino Volvo B270F (Testes)
Com o objetivo de ganhar mais espaço nas vendas de chassis neste mercado em evolução como em Fortaleza, a Volvo através da Apavel, concessionária autorizada no Estado do Ceará, está trazendo uma unidade do chassi B270F sobre o modelo Torino 2014 da encarroçadora Marcopolo, que vem com a nova pintura padronizada do SIT. Essa iniciativa visa que as empresas que atuam no sistema integrado de transporte da cidade possam testar a eficiência do veículo. 
Foto: Roberto Marinho
Com este novo modelo já fazendo parte das frotas de ônibus em várias empresas, o objetivo da Marcopolo é manter a participação no segmento urbano, que hoje está entre 32% e 36% do mercado nacional, aqui em Fortaleza o modelo é sucesso absoluto e a tendência é ainda maior, pois novas unidades estão chegando em nossa cidade e outras entrando na linha de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados