sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Santa Cecília sai na frente e adquire primeiro ônibus BRT de Fortaleza

Por Fortalbus
Depois de 14 anos, Fortaleza recebeu seu primeiro ônibus articulado, desenvolvido especialmente para o Expresso Fortaleza - sistema BRT que será implantado em toda a cidade nos próximos anos. A vanguarda ficou por conta da Santa Cecília Transportes, empresa que integrará as operações do primeiro corredor exclusivo para ônibus da capital, o Antônio Bezerra/Centro.

A máquina chegou à garagem da viação na noite da última quarta-feira. O modelo escolhido foi o Gran Metro, fabricado pela paranaense Mascarello, carroçadora que, desde 2009, é a preferência majoritária da Santa Cecília na aquisição de novos veículos. O possante recebeu o prefixo de ordem 36400.

Montado sobre chassi Volvo B340M, o que também destaca a vanguarda da empresa, visto que as últimas aquisições da montadora sueca em Fortaleza se deram há quase 20 anos, o Gran Metro possui itens que garantirão maior conforto aos usuários, como sistema de ar refrigerado, poltronas com almofadas, piso taraflex, além de suspensão pneumática, computador de bordo, bem como sistemas de freio a disco com ABS e controle de tração.
Veja o vídeo do primeiro articulado do BRT de Fortaleza:


A configuração de portas do 36400 foi planejado para atender ao projeto do Expresso Fortaleza, que prevê embarques tanto em estações BRT (lado esquerdo) nas faixas exclusivas, quanto em paradas comuns (lado direito), onde o articulado circulará em faixas preferenciais. 

Além do Fortalbus, estiveram presentes na garagem da Santa Cecília na manhã de ontem representantes da Mascarello, Apavel (concessionária Volvo no Ceará) e São José Transporte Urbano, que testou duas unidades de veículos articulados em fevereiro e março deste ano. 
Segundo informações, nesta primeira fase, estão previstos oito articulados para o corredor Antônio Bezerra/Centro, que deverá entrar em operação até o final do ano. Novos ônibus articulados deverão chegar nas empresas Dragão do Mar, Vega, Viação Fortaleza, Via Urbana e São José nas próximas semanas.

Um comentário:

  1. VOLVO Foi uma Ótima escolha pode ver que Curitiba grande parte da Frota e VOLVO Desde final da década de 70

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados