domingo, 2 de novembro de 2014

Curitiba terá ônibus elétrico híbrido articulado da Volvo em 2016

O portfólio de ônibus da Volvo Bus Latin America está sendo reforçado com o desenvolvimento de um modelo articulado com propulsão elétrica híbrida. Como parte desse processo, a montadora assinou com a Prefeitura de Curitiba um memorando de entendimento para a realização de testes com o veículo, bem como de um estudo da viabilidade da adoção do modelo no sistema de transporte da cidade.

O ônibus elétrico híbrido articulado será desenvolvido em Curitiba, de acordo com as homologações de transporte urbano da capital paranaense e vai integrar o City Mobility, projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus. Os testes serão iniciados durante o primeiro semestre de 2016.

Além da montadora e da prefeitura, o projeto também receberá a colaboração da URBS, UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná), empresa Cidade Sorriso e Setransp, entidade que reúne as empresas de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana. “Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, confirma Hakan Karlsson, Vice Presidente Executivo de Business Areas, da AB Volvo.

O protótipo que será testado irá operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido.  O veículo possui tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros. “Estamos customizando um projeto global da Volvo Bus para Curitiba. O modelo articulado será desenvolvido para atender a necessidade de transporte da cidade, de ônibus de alta capacidade para circular nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit)”, reforça Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados