quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Fortaleza: Av. Perimetral ganhará faixas exclusivas de ônibus

Dando continuidade à política de priorização do transporte público coletivo nas ruas da Capital, a Prefeitura de Fortaleza deverá implantar, ainda neste mês, faixas exclusivas para ônibus na Avenida Perimetral, na zona sul da cidade. A medida faz parte do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), e ainda não tem data para começar, faltando para tanto a conclusão de estudos de tráfego que estão em curso. 

O trecho em que serão pintadas as faixas de uso restrito ainda não foi definido pelo órgão. Entretanto, observa-se que o segmento da via com maior fluxo de veículos é entre as avenidas Godofredo Maciel e Juscelino Kubitschek. Apesar de ainda não ter sido decidido o espaço de circulação exclusiva, o engenheiro Ezequiel Dantas, do Paitt, adianta que o sistema não será implantado ao longo de toda a extensão da avenida.

Ainda segundo o funcionário da Prefeitura, a próxima via a receber faixas específicas para o ônibus na Capital, com previsão de início de operação em dezembro deste ano, é a Av. Presidente Castello Branco (Leste-Oeste). Ezequiel também informou que todas as ruas do Centro da cidade que operam hoje com áreas preferenciais, como a Imperador, passarão a ter espaços exclusivos até julho de 2015, embora não haja data para a mudança.

Na próxima sexta-feira (21), será a vez da Av. Antônio Sales finalizar a implantação das faixas de uso restrito para ônibus. Com isso, os 4 Km de extensão da pista terão a demarcação no asfalto indicando a nova forma de circulação.

Ainda de acordo com o engenheiro do Paitt, a maioria dos motoristas tem respeitado as faixas que já estão já em atividade naquela avenida. A partir do momento em que um logradouro recebe a demarcação de áreas de circulação exclusiva para ônibus, segundo a SCSP, a Prefeitura Municipal de Fortaleza tem até 30 dias para providenciar a instalação de câmeras e sensores ao longo do respectivo trecho. O passo seguinte é o início da campanha educativa junto aos condutores, que deve durar 15 dias.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados