quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fortaleza: Campanha educativa pretende aproximar motoristas de ônibus e ciclistas


Estimular a boa convivência entre os motoristas de ônibus e ciclistas. É com esse objetivo que a Prefeitura de Fortaleza promoveu uma ação de conscientização que atingiu cerca de cinco mil operadores de ônibus e vans em todos os terminais de integração da cidade. A ação foi desenvolvida pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, através do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (PAITT), a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SCDH), a Autarquia Municipal de Trânsirto, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE) e o Sindiônibus.

A ideia principal da campanha foi fazer com que os motoristas vistam a camisa em prol de uma relação mais segura com os ciclistas. Para que isso aconteça na prática, a ação teve início com a distribuição de camisas com o símbolo da campanha para todos os motoristas da frota de Fortaleza. A atividade seguiu com uma abordagem e distribuição de material informativo com dicas de segurança, informações sobre legislação de trânsito e um resumo dos principais investimentos que estão sendo realizados na área de mobilidade urbana, mais especificamente as ações voltadas para bicicletas.

Segundo Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, Fortaleza dá mais um passo em direção à modernidade ao incorporar as bicicletas como lazer e meio de deslocamento. “Isso é um exemplo concreto de política sustentável. Já é evidente que não há como aumentar as vias públicas na mesma velocidade que cresce a frota de carro de passeio, portanto, precisamos buscar harmonia no compartilhamento dos espaços. Segurança e fluidez devem andar junto para melhorar a nossa qualidade de vida e para isso o respeito às ciclofaixas e faixas exclusivas de ônibus é fundamental”, conclui.
As abordagens educativas foi realizadas nos sete terminais fechados: Parangaba, Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Messejana, Conjunto Ceará, Lagoa e Siqueira, e nos terminais abertos da Praça Coração de Jesus e Praça da Estação. Cerca de 600 auxiliares de operação e apoiadores da SCDH, da AMC, do Sindiônibus e do Detran esteve envolvidos na ação, que terá como foco os motoristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados