terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fortaleza: Conclusão de viaduto acelera instalação de corredores de ônibus

Com a liberação total dos dois viadutos na região do Cocó, a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) estima que 80% do corredor exclusivo para ônibus entre os terminais do Antônio Bezerra e do Papicu estejam completos. Ontem, foi permitido o acesso ao viaduto que leva da Av. Antônio Sales em direção ao Papicu. Já no dia 25 de outubro, o primeiro elevado foi liberado, ligando a Av. Engenheiro Santana Jr. À Av. Washington Soares.

Embora o tráfego nos novos aparelhos já estejam permitidos, obras de acabamento, como implantação de paisagismo, construção de meio-fio e pintura do viaduto, ainda estão em processo de conclusão. Durante a manhã de ontem, já era possível observar carros, motos, caminhões e mesmo bicicletas passando pelos viadutos.
"Essa é uma obra fundamental para o corredor de ônibus, porque era um dos cruzamentos mais problemáticos da cidade. Já é possível sentir benefícios imediatos, pois excluímos os semáforos da Rua Israel Bezerra e da Engenheiro Santana Jr. Todas as conversões serão feitas por alças", afirma Samuel Dias, secretário de Infraestrutura do município.

Os corredores para os ônibus fazem parte de um plano da Prefeitura para dar mais agilidade ao transporte público coletivo. Ao todo, serão implementados sete corredores, em complemento aos 122 quilômetros de faixas preferenciais previstos. Os corredores pensados pela Prefeitura são Antônio Bezerra/Papicu, Parangaba/Papicu, Fernandes Távora/Av. Expedicionários, Augusto dos Anjos/José Bastos, BR-116/Aguanambi, Perimetral/Juscelino Kubitschek e Anel Expresso/Leste-Oeste.

"A diferença é que, nos corredores, os ônibus seguem em alguns trechos junto ao canteiro central das vias. Vamos ainda construir outras obras de viaduto e túneis, sempre priorizando o ônibus e o corredor", explica Samuel Dias.

O corredor Antônio Bezerra/Papicu será o primeiro colocado em prática
Além dos viadutos, fazem parte dele a reforma no Terminal do Antônio Bezerra, já concluída, a construção de dez plataformas de ônibus no canteiro central da Av. Bezerra de Menezes, que devem ficar prontas até o fim de novembro e a construção de um túnel entre as avenidas Engenheiro Santana Jr. E Pe. Antônio Tomás, que será iniciada em janeiro.

"Essa obra é um pouco mais complexa, por conta do subterrâneo da área em que vamos construir. A ideia é iniciar em paralelo as obras de outro túnel, da Pe. Antônio Tomás com a Via Expressa, que irão beneficiar outro corredor. A previsão para que o primeiro corredor, do Antônio Bezerra ao Papicu, esteja concluído entre o fim de 2015 e o início de 2016", informa o secretário.

Primeira etapa
Embora o prazo estimado seja de mais de um ano, a primeira etapa do corredor, ligando o Antônio Bezerra ao Centro já será posta em prática em dezembro. "Vamos começar testando as tecnologias de monitoramento do trânsito para seguir nos outros corredores", diz.

No primeiro semestre de 2015, a Prefeitura deve começar as obras dos demais corredores. "Estamos em fase de aprovação dos projetos e busca por financiamento. Vamos implantar não só rotas de ônibus, como também novas calçadas, ciclovias e obras de paisagismo", declara Dias.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados