sábado, 1 de novembro de 2014

Fortaleza: Itinerário eletrônico lateral nos ônibus

Por Fortalbus
Que o itinerário eletrônico frontal representou uma melhor visibilidade na hora da identificação das linhas do transporte público, isso é fato. Além da facilidade de programação e capacidade de armazenamento, os leds ganharam a preferência das empresas cearenses em sua totalidade.

Antes, os destinos convencionais precisavam ser desmontados para a impressão ou pintura no acréscimo de novas linhas, um processo que nem sempre se adequando a um único padrão. Mas há quem ainda prefira os tradicionais destinos convencionais, que em alguns casos possuíam letras pequenas quando em linhas extensas, ou até mesmo com iluminação insuficiente quando sem manutenção adequada.

Mas o que dizer se esta tecnologia se estender à lateral do veículo? Algumas capitais já utilizam este método de destino auxiliar nas laterais ou janelas, colocando até mesmo na traseira o código da linha correspondente, extinguindo a famosa placa lateral contendo parte do itinerário.

A Empresa Vitória, que atua no transporte metropolitano, passou a adquirir ônibus com destino auxiliar lateral em 2009, a princípio não eletrônico, eliminando destes veículos a placa com o resumo do itinerário. Agora no urbano, as empresas de ônibus estão adquirindo unidades "zero quilômetro" equipados com destino lateral em led, substituindo a tradicional placa lateral amarela de identificação.

A programação apresenta, além do nome da linha, os principais pontos e avenidas que fazem parte do trajeto, sempre com o código ao lado para facilitar a identificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados