terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fortaleza: Linha de ônibus 914-Binário Circular pode ser extinta após estudo

Pagar R$ 0,40 (passagem inteira) para circular ao longo de duas das principais avenidas da Aldeota, podendo embarcar em uma segunda linha pagando apenas a complementação tarifária. Funcionando desde julho, a linha 914-Binário Circular passa pelas avenidas Santos Dumont e Dom Luís com a missão de facilitar o trajeto de usuários após a implantação de mão única nas vias. As condições de circulação parecem atraentes, mas não se traduzem em números. O fluxo de passageiros na linha é apenas 28% da quantidade total de usuários em outras linhas que circulam em trajetos de bairro.

São cerca de 171 passageiros por dia contra os 600 registrados em cada uma das linhas 020-Campus do Pici (que circula apenas dentro da área da Universidade Federal do Ceará) e 061-Linha Central (que passa apenas pelas ruas do Centro). De acordo com o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Antônio Ferreira, a baixa demanda pode resultar na extinção da linha até o fim deste ano. “Já era para ter uns 400 passageiros por dia nessa linha, mas as pessoas não estão usando. Como não está atingindo a meta, isso se reflete em mais custos”, avaliou.

Um estudo de previsão de demanda está sendo executado pelo órgão, analisando dias de crescimento do fluxo e formas de utilização da linha. “Poderemos tentar um novo formato, por isso estamos acompanhando. Mas precisamos ver se ela permanece ou será extinta”, destacou Ferreira. Para ele, fazer com que quem circula pela região do binário de carro opte pelo transporte coletivo será mais fácil após a renovação de parte da frota com ar-condicionado. “Nós temos um sistema viário estreito e aquele é um grande polo gerador. Estamos tentando fazer com que o usuário utilize o transporte público”, ponderou.

Tempo de viagem da linha 914
São feitas, em média, 52 viagens por dia na linha. acompanhamos um desses percursos, conversou com alguns usuários e cronometrou o tempo de espera e viagem da linha. Conforme a Etufor, o intervalo entre os dois veículos disponíveis deve ser de 15 minutos em horários de pico e de 30 minutos no restante do funcionamento, que acontece entre 5h50min e 21 horas. Um dos pontos finais, na Santos Dumont, fica próximo à avenida Rui Barbosa, por onde a linha também circula, apesar de não poder parar para embarque e desembarque.
Com informações: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados