quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fortaleza: Mais de 7 linhas de ônibus foram reestruturadas

Mais de sete linhas já foram reestruturadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), desde que o programa do Plano de Ações Imediatas de Trânsito e Transporte (Paitt) foi colocado em ação. As mudanças aconteceram de forma contínua, com as vans de transporte complementar fazendo percursos por terminais e deixando de ser um transporte concorrente dos ônibus para se tornar um meio de apoio para a demanda.

O chefe da Divisão de Planejamento da Etufor, Miguel Guimarães, informou que as mudanças devem continuar e mais três linhas serão reestruturadas nos próximos meses, como as duas de vans que fazem o trajeto do bairro Conjunto Ceará para o Centro de Fortaleza, Conjunto Ceará/Centro (709) e a (710) Conjunto Ceará/Centro/Bonsucesso, além da Linha Granja Lisboa/Goiabeiras (754), que devem sofrer alterações até o fim deste ano.

Mudanças
Desde a última segunda-feira (10), a demanda de passageiros da Linha 759 - Cj. Palmeiras/Centro (van) foi absorvida pela Linha 660 - Conjunto Palmeiras/Centro (ônibus). Já a frota da 660 - Conjunto Palmeiras/Centro será reforçada com cinco ônibus, o que representa um acréscimo de 400 novos lugares.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a medida irá garantir mais conforto aos passageiros que já utilizavam essa opção, bem como aos novos passageiros que estarão migrando da Linha 759, que antes da mudança eram transportados por veículo de menor porte, com capacidade para apenas 200 lugares.

Outro objetivo da reformulação seria a redução no tempo de espera nas paradas. Antes os passageiros da Linha 759 contavam com uma frota de apenas cinco micro-ônibus, o que resultava em um intervalo de até 30 minutos entre cada carro. Desde segunda-feira, os passageiros que vão utilizar a Linha 660 contarão com uma frota de 19 ônibus, reduzindo o intervalo entre os coletivos para apenas cinco minutos.

"Normalmente, quando acontecem essas mudanças, estudamos durante um mês. O desempenho da reestruturação depende da população. É muito bom a participação das comunidades para ter uma ideia do que está acontecendo", diz Guimarães.

Paradas do BRT
Sobre as estações de Bus Rapid Transit (BRTs) na Avenida Bezerra de Menezes, o prefeito Roberto Cláudio prometeu que as dez estações previstas nessa intervenção devem ser entregues à população da Capital no fim de dezembro deste ano.

Com elas, os ônibus - comuns e sanfonados - deixarão de andar pela direita e passarão a utilizar as faixas da esquerda, com as paradas devidamente instaladas nos canteiros centrais.
Com informações: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados