segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Fortaleza: Mais seis vias terão faixa prioritária de ônibus neste ano

Para aumentar a velocidade comercial do transporte coletivo, mais seis avenidas de Fortaleza terão faixas prioritárias de ônibus até dezembro. Com isso, chegará a 13 o total de vias com o sistema na Capital. Na Antônio Sales, a primeira etapa dos trabalhos já teve início entre as avenidas Senador Virgílio Távora e Engenheiro Santa Júnior, com previsão de finalização em toda a extensão (4 km) em 22 dias.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), no sistema binário Santos Dumont/Dom Luís, as faixas já possibilitaram aumento da velocidade dos coletivos de 8,5km/h para 23km/h.

Nos últimos cinco anos, a demanda de usuários em Fortaleza passou de mil pagantes por dia para mais de um milhão. E o objetivo da priorização também é aumentar esse número, atraindo quem, hoje, se desloca em veículo individual. Para isso, 2015 deverá começar com a circulação de 18 novos ônibus com ar-condicionado. "Não queremos atrair 100% dos motoristas, mas uma parte disso. A ideia é que as pessoas usem o carro de forma racional”, destacou o presidente da Etufor, Antônio Ferreira, em entrevista coletiva, na tarde de ontem.

As avenida Bernardo Manuel também receberam a faixa ao longo de 9,7km, entre as avenidas Presidente Costa e Silva (Perimetral) e Carlos Jereissatti (Aeroporto). Em novembro será a vez das avenidas Perimetral e Mister Hull e, em dezembro, as vias Coronel Matos Dourado e Leste-Oeste (Presidente Castelo Branco) também passarão pela mudança.

Ônibus fora da faixa
A faixa prioritária tem, em média, 3,3 metros de largura. Para muitos motoristas, o espaço reduzido destinado aos veículos individuais é um problema, principalmente se os ônibus trafegarem pelas outras faixas. O presidente da Etufor explicou que os coletivos podem fazer ultrapassagens fora do espaço prioritário. "Em algumas paradas, que reúnem muitos usuários, a ultrapassagem é necessária, principalmente para linhas com intervalos pequenos”.

Saiba mais
As faixas prioritárias permitem o tráfego de ônibus, micro-ônibus, vans, táxis e transportes escolares. O horário de funcionamento será: dias úteis, das 5h às 21 horas e, aos sábados, de 5h às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre.

Oito ônibus articulados e com ar-condicionado já foram adquiridos, porém, apenas dois chegaram até agora na Capital. Outros 10 coletivos com tamanho padrão (também com ar) deverão ser comprados pelas empresas de ônibus em janeiro.

Ainda segundo Antônio Ferreira, a Etufor orienta todas as empresas e motoristas quanto ao uso correto das faixas exclusivas. Além disso, está programado para 2015 um curso de capacitação da categoria no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

O Programa de Faixas Exclusivas do Paitt prevê, ainda este ano, a implantação de 16,2 quilômetros na Avenida Perimetral e 3,6 quilômetros na Avenida Mister Hull, ambas em novembro e 2,8 quilômetros na Avenida Coronel Matos Dourado e 11 quilômetros na Avenida Leste/Oeste, no mês de dezembro.

Um comentário:

  1. "Nos últimos cinco anos, a demanda de usuários em Fortaleza passou de mil pagantes por dia para mais de um milhão" --- oi?

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados