quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fortaleza: O sistema de transporte coletivo viabiliza o desenvolvimento

Os moradores da Capital já percebem e desfrutam de melhorias no trânsito cotidiano da cidade. Cenário este que é possibilitado devido aos investimentos da atual gestão municipal nas ações ligadas ao transporte público. Em sessão na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Evaldo Lima ressaltou as vantagens que o fortalezense ganhou com o Bilhete Único e o que ainda tem a usufruir com novas implantações.

São elas a integração do Sistema de Bilhete Único, o redesenho do Sistema Complementar, o Programa de Reforma e Ampliação dos Terminais de Integração, o Programa de implantação de BRT, o Programa de implantação de Faixas Exclusivas e o Programa de implantação de ar-condicionado nos veículos.

"O transporte público de Fortaleza atende a um número de passageiros similar ao de 20 anos atrás. Quer dizer, a cidade cresceu, a população cresceu, mas no entanto o transporte público da cidade ainda atende àquele mesmo número. A gente não é contra carro, mas priorizamos o transporte coletivo com qualidade, conforto e segurança. O sistema de transporte coletivo viabiliza o desenvolvimento da cidade", disse o parlamentar.

Sobre o Bilhete Único, chama a atenção para o sucesso do sistema. Atualmente, transporta-se 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia beneficiados pelo modelo empregado. O vereador também afirmou que o sistema de Bicicletas Compartilhadas vem para somar mais ainda ao Bilhete Único, reforçando a ideia de uma cidade de mais transporte coletivo. "Isso representa um grande avanço para a cidade de Fortaleza e é algo irreversível", pontuou. A expectativa é de que até o ano que vem 40 estações de bicicletas estejam disponíveis na cidade. Pelo menos 15 devem estar em funcionamento até novembro.

Evaldo Lima também detalha as principais diferenças entre BRT e faixa exclusiva, a fim de contribuir para o fim de algumas dúvidas da população. O Bus Rapid Train consiste em infraestrutura segregada, embarque e desembarque no mesmo nível dos veículos, sistema de pré-pagamento de tarifa e utilização de veículos de alta capacidade.Já as faixas exclusivas têm faixa segregada (com circulação de transporte particular permitida para o acesso ao longe e conversão), pagamento dentro do veículo e nelas são utilizados veículos convencionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados