terça-feira, 4 de novembro de 2014

Fortaleza: Prefeitura apresenta novos ônibus articulados no Centro de Eventos do Ceará

A Prefeitura de Fortaleza apresentou os quatro novos ônibus articulados que farão parte da nova frota de coletivos que começa a rodar na Cidade. Os veículos complementam uma série de ações da atual gestão que busca priorizar um transporte público de qualidade, além de possibilitar fluidez e diminuição do trânsito.


Com 18 metro e capacidade para 150 passageiros, os ônibus articulados contam com ar condicionado, câmbio automático, suspensão pneumática, além de abertura e fechamento das portas com travamento elétrico. Fortaleza passa a contar agora com seis classes de veículos, desde o micro-ônibus até o ônibus articulados. Cada tipo de veículo é alocado de acordo a com a necessidade específica de cada linha.

De acordo com o Presidente da Etufor, Antônio Ferreira, vários são os benefícios que essa nova frota traz para o município. “A medida que a Prefeitura vai concluindo a infraestrutura, essa tecnologia veicular com mais capacidade vai sendo implementada na Cidade. Os principais benefícios são as mudanças da tecnologia veicular que sai de 80 passageiros, capacidade de transporte de um veículo básico, para um de última geração, com capacidade para 150 pessoas, ar condicionado, suspensão pneumática, câmbio automático. Enfim, muda completamente o conforto e a qualidade do transporte da ligação do passageiro ao terminal”, declarou.

Para o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, ações como essa são de fundamental importância para trazer melhorias ao trânsito fortalezense. “Precisamos de ações que otimizem a utilização da frota. O transporte coletivo é a única alternativa. Nós não vamos conseguir, no mundo inteiro já se entendeu isso, fazer vias na mesma velocidade que aumentam as frotas, então, as obras que conseguimos fazer, as intervenções de infraestrutura viária que conseguimos fazer precisam tem que ter o espaço do transporte coletivo. Não há nada mais antidemocrático que se pensar que um veículo de 80 pessoas, ou no caso de um desses com 180 pessoas, dentro do veículo no horário de pico, tem o mesmo direito de acesso que um automóvel com uma pessoa dentro e, a partir de agora, estamos invertendo essa lógica”, afirmou.

Até o final deste ano, Fortaleza contará, ao todo, com oito ônibus articulados e a estimativa é que, até o final de 2015, a cidade conte com uma frota de 40 ônibus desse tipo, aquisição realizada em comunhão com os concessionários do transporte coletivo.

Além dessa implementação, a Prefeitura de Fortaleza está investindo em 122 km de faixas exclusivas para ônibus que serão entregues até julho de 2015, possibilitando a diminuição do tempo de viagem coletivas.

Em outubro desse ano, o primeiro ônibus articulado entregue por essa gestão começou a ser testado na linha 082, Antônio Bezerra – Messejana – Perimetral. Está previsto que os demais veículos irão operar nas linhas Messejana – Papicu, Antônio Bezerra – Papicu, de forma experimental, até a conclusão do corredor Antônio Bezerra – Centro, quando os oito veículos passarão a compor o Expresso Fortaleza.

A partir de 1° de dezembro, todos os novos veículos que entrarem na frota da Cidade serão climatizados. Anualmente, mais de 300 novos ônibus iniciam operações e a expectativa é que toda a frota tenha ar condicionado no máximo em 6 anos.
Corredor Expresso Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza está implementando, até o final de novembro, um corredor exclusivo para transporte coletivo na cidade, denominado Expresso Fortaleza. O corredor terá um trecho basicamente segregado de seis quilômetros, ao longo da Bezerra de Menezes, com embarque em nível. Com a saída do Terminal do Antônio Bezerra, passará pela Mister Hull, Bezerra de Menezes, até chegar ao Centro, voltando pela Av. Imperador, Domingos Olímpio, Antônio Bezerra, retornando ao terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados