segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ônibus climatizados é a nova realidade do transporte coletivo de Fortaleza e Região

Por Fortalbus
As empresas de ônibus de Fortaleza e região vêm investindo em melhorias no serviços, com vistas a manter os clientes atuais e a atrair novos. Um desses itens é a instalação de aparelhos de ar condicionado nos veículos, principalmente em cidades quentes como Fortaleza. 

Quem dera todas as viagens de ônibus disponibilizassem o conforto do ar condicionado. Mas, esse cenário vem mudando, com a chegada dos novos ônibus urbanos e metropolitano de Fortaleza. O ar condicionado tem como finalidade controlar o fluxo de ar, temperatura e umidade, proporcionando um ambiente agradável aos seus usuários. O sistema de ar condicionado deve manter o ambiente do carro em condição confortável para os passageiros, mesmo que as condições do lado externo do veículo sejam desfavoráveis.

Muitos usuários de ônibus não se importam de pagar alguns centavos a mais para ter essa comodidade, pois hoje em dia já se consegui enxergar o ônibus com ar condicionado com “um diferencial denominado conforto. Ônibus com ar significa valor agregado.  

Transporte Urbano de Fortaleza 
Mediante a essa nova filosofia de conforto que o transporte vem oferecendo aos seus usuários, A frota do transporte coletivo de Fortaleza recebeu um reforço dos primeiros 8 ônibus articulados. Os novos veículos, com 18 metros de comprimento, podem transportar até 180 passageiros, enquanto os ônibus comuns suportam no máximo 80. Todos possuem ar-condicionado. Dentre outros apetrechos, estão ausência de embreagem, banco regulável para o motorista e câmera de ré. 

Outra mudança implementada no Sistema de Transporte Integrado de Fortaleza (SIT-FOR) neste ano têm prosseguimento. Após a chegada dos primeiros veículos para o BRT Antônio Bezerra/Centro, vem chegando em Fortaleza os novos ônibus padrão equipados com ar condicionado. A São José Transporte Urbano é a empresa que inaugurou essa nova fase do transporte da capital, ao trazer unidades do modelo Mega Plus, montado com chassi OF-1519. 
Foto: Elias Rodrigo Gottardo
Algumas outras encomendas já estão chegando na frota da Via Urbana e Dragão do Mar, além das próximas aquisições. Segundo a prefeitura, todos os ônibus comprados terão o ar climatizado a partir de dezembro deste ano, virá munido com essa tecnologia.

Transporte Metropolitano
As duas maiores empresas do setor metropolitano, recentemente iniciou as operações de seus veículos equipados com essa nova tecnologia. A Empresa Vitória adiquiriu 9 unidades da carroceria Marcopolo, modelo Novo Torino e chassi Mercedes-Benz OF-1721. 

A Via Metro, responsável por linhas que ligam as cidades de Maracanaú a Fortaleza, também está operando com duas unidades do modelo Neobus Mega, com chassi OF-1721 Euro V, climatizados. 

Vale lembrar que desde 2012, a Empresa São Benedito opera com 02 unidades de ônibus climatizados do modelo Svelto com poltronas reclinavéis, nas linhas metropolitanas.

Pioneirismo no Urbano
Sempre lembrada pela sua maneira ímpar de transportar seus passageiros, a Empresa São José de Ribamar encerrou as operações, após o processo licitatório municipal, mas um atrativo que fazia o seu diferencial: o serviço de ar condicionado em seus coletivos. Antes da licitação a empresa desativou o ar condicionado de seus veículos, por conta do alto custo operacional. Os gastos com a manutenção se tornaram elevadas para o caixa da empresa. 

Os primeiros ônibus com ar condicionado começaram a circular em setembro de 2000, na linha 075 - Campus do Pici/Unifor. Eram equipados com ar condicionado, poltronas de veludo, piso emborrachado, vidros fumê e, três exemplares, com motor traseiro. A iniciativa na época, partiu da necessidade de oferecer um transporte melhor e mais bem equipado aos usuários da linha, e o melhor, sem nenhuma taxa de acréscimo sobre a tarifa. Os Veiculos carregavam um Busdoor com o slogan: "Sua viagem com mais conforto."

2 comentários:

  1. Falta agora toda a frota urbana de Fortaleza ser de Ônibus com Motor Traseiro

    ResponderExcluir
  2. Estariamos de parabéns com as novidade. Mas ainda faltam os assentos digo bancos que a muito nos tomaram em todos os veiculos da caçital Exenplo maior bancada contem 40 Asesenros ciom carro de 13metrros e os de 18 metros 46 sem contar que os 1.800 veicolus de nossa cidade tem os seus corredores extreitos dificultando movimentaçao e acomodação aos pagantes que ficam de pé.Sem esquecer é logico do piso em chapa lavrada e dos cofres dps motores a fazer barulho dentro das naves de nossos truks emcarroçados que a muito carecem de um piso baixo sustemtatos por uma tecnologia quem sabe pmeumárica. Desculpem os devaneios .

    ResponderExcluir

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados