terça-feira, 16 de dezembro de 2014

As novidades das empresas de ônibus em Fortaleza seguem a todo vapor

Por Fortalbus
O ano de 2014 entrou para a história do transporte coletivo fortalezense como o período de grandes mudanças. Além da inauguração da nova comunicação visual dos coletivos, implantação de faixas preferenciais, entrega do Terminal de Antônio Bezerra ampliado, merece destaque os investimentos realizados pelas empresas na aquisição de veículos novos e modernos.

As mudanças implementadas no Sistema de Transporte Integrado de Fortaleza (SIT-FOR) neste ano segue inovando mediante as renovações de frota. Após a chegada dos primeiros veículos articulados e o inicio das operações da linha 222, a tecnologia vem fazendo parte das novas aquisições das empresas. Nossa cidade a cada dia vem ganhando novos ônibus equipados com ar condicionado.

Viação Fortaleza inicia as operações com seu Torino climatizado
A nova geração do Torino climatizado da Viação Fortaleza já está em operação, o modelo da Marcopolo é o veículo padrão que vem sendo adotada em sua moderna frota, que sempre renovou com a parceria da Mercedes-Benz, agora um dos veículos montado sobre o chassi OF-1721, já faz parte da linha 084 - Messejana/Siqueira via Perimetral.  

A Auto Viação Fortaleza vêm investindo em melhorias, e com isso está renovando sua frota com um item de conforto para seus usuários, o ar condicionado.  A empresa recebeu duas unidades com prefixos 430 e 431.

Fundada em 1952, a Auto Viação Fortaleza passou a ingressar ao Grupo Empresarial Jacob Barata no seu quadro societário em 1990, nessa nova fase a empresa passou a ter uma das frotas mais novas da cidade. Hoje a Viação Fortaleza opera uma frota acima de 210 veículos, entre semi-pesados e micros com idade média reduzida, atendendo as linhas dos consórcios Messejana e Trans Leste.

Viação Dragão do Mar recebe seus Torinos climatizados
Novos ônibus Torino climatizados também já fazem parte da frota da Viação Dragão do Mar, que segue renovando com duas unidades do New Torino montados com chassis Mercedes-Benz OF-1519 que ostentam os prefixos 42427 e 42428. Estes novos veículos dispõem de refrigeração, e um detalhe que os diferencia é a adoção do itinerário eletrônico lateral. Os novos veículos chegaram na sede da empresa na última sexta-feira (12), no final da tarde, e está passando por revisão para entrar logo em operação.

Estando entre as maiores operadoras do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza, a Viação Dragão do Mar, desde 2004, vem construindo uma história de conquistas. Hoje a empresa opera com uma frota de 205 ônibus, e sua participação no sistema está dividida entre dois consórcios Messejana e Parangaba.

Os veículos fazem parte da nova frota, os quais, de acordo com determinação da Prefeitura, devem ser obrigatoriamente climatizados. A expectativa é que mais veículos com ar-condicionado cheguem gradualmente em Fortaleza e passem, aos poucos, a circular na cidade. 

Viale BRT da Viação Siará Grande entra em operação
O primeiro ônibus articulado da Viação Siará Grande com prefixo 14411 começou a circular na linha 222 (Antonio Bezerra/Papicu/Antônio Sales), que ganhou a comodidade de mais um veículo sanfonado. O ônibus articulado possui mais espaço interno e componentes de conforto, como ar-condicionado e suspensão pneumática, que permite mais estabilidade no interior do coletivo. 

O modelo Viale BRT, é o top de linha do segmento urbano da Marcopolo, e veio equipado com chassi Mercedes-Benz O-500 MA. O chassi é equipado com motor eletrônico OM-457 LA (Proconve P-7), de posição traseira. Desenvolve 354 cv e promete maior facilidade na manutenção, além de economia de combustível. Articulação com pistões hidráulicos oferece excelente dirigibilidade.  Já a suspensão pneumática integral garante mais conforto e confiabilidade. 

O conjunto de freio antiblocante (ABS) se traduz em mais segurança para os ocupantes e o sistema Blue Tec 5 reduz a emissão de gases poluentes. É a mais avançada tecnologia à disposição dos usuários do transporte coletivo de Fortaleza, agora em operação na linha 222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados