quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Etufor analisa pedido de reajuste nas passagens de ônibus

Um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que a tarifa do ônibus em Fortaleza está defasada em 15%, e o reajuste deveria ficar em torno de 13,8%. O suficiente para garantir que as empresas tenham condições de investir, também, nas melhorias do sistema. Em Fortaleza, o valor da passagem em R$ 2,20 está congelado há dois anos. No entanto, os reajustes dos salários dos trabalhadores do setor e os aumentos do óleo diesel pressionam as empresas a aumentar a tarifa.

De acordo com a assessoria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o reajuste foi proposto, mas ainda está sendo analisado. “Por lei, esta análise deve ser realizada anualmente, e isto está sendo feito. No entanto, ela ainda não foi concluída e nem tem previsão para a conclusão”, explicou. Entramos em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) que informou que só irá se manifestar sobre o assunto quando a Etufor finalizar o trabalho.

Em entrevista, em outubro deste ano, o presidente do sindicato, Dimas Barreira, sinalizou que era necessário um equilíbrio entre os custos e as arrecadações do transporte público de Fortaleza. Segundo ele, os insumos do setor, em dois anos, subiram várias vezes, obrigando uma reavaliação do preço cobrado nos coletivos.  Na avaliação de Barreira, “o ideal para as empresas de ônibus e os usuários seria a manutenção do preço. No entanto, seria necessário um equilíbrio entre os custos e a arrecadação do transporte público da Capital”.  Para esse alinhamento, explicou o empresário, é necessário que exista a compensação de algum modo por parte da Prefeitura de Fortaleza.
Com informações: O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados