quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Fortaleza: Faixas para ônibus estão entre as principais soluções para a mobilidade urbana

A mobilidade é hoje um dos maiores desafios das grandes cidades. Em Fortaleza, por exemplo, existem recordes de congestionamento em horários de pico. Até o trabalho ou até o seu destino final, a lotação dos transportes públicos também é grande problema.

Por isso, planos para ajudar na mobilidade urbana foram criados pela Prefeitura de Fortaleza, como projetos de ônibus articulados com ar-condicionado e também a criação de faixas exclusivas para coletivos nas principais vias da cidade. Ajudar na rapidez desse tipo de transporte é o objetivo da Prefeitura de Fortaleza.

O Programa de Implantação de Faixas Exclusivas de ônibus visa garantir, até julho de 2015, a priorização da circulação de ônibus e vans em 16 vias da cidade, totalizando 122 quilômetros. Até outubro de 2014, seis avenidas já haviam recebido as faixas exclusivas: Av. Carapinima, Av. da Universidade, Av. José Bastos, Av. Domingos Olímpio, Av. Antônio Sales e Av. Godofredo Maciel. Ao final de três meses estarão em operação 28,8 quilômetros das novas vias.

De acordo com o prefeito Roberto Cláudio, Fortaleza tinha apenas 15 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Com a ação, passará a ter 137 km, aumentando em até 40% a velocidade de circulação dos veículos e diminuindo o tempo de deslocamento dos passageiros. “As faixas aumentarão a fluidez do trânsito, dando prioridade ao transporte público na cidade. Somada ao Bilhete Único e à integração entre ônibus e vans, essa ação gerará uma nova demanda para os ônibus em Fortaleza”, prometeu.

A escolha das vias selecionadas foi baseada em dois critérios: a estrutura viária e o fluxo de coletivos que transitam por elas. Todas as avenidas contam com pelo menos três faixas de circulação, viabilizando a implantação de uma faixa exclusiva para o transporte coletivo. Além disso, elas contam com um alto volume de ônibus e vans circulando diariamente. Nas avenidas Carapinima e Universidade, por exemplo, o fluxo chega a ser de 200 coletivos por hora.
Com informações: Tribuna BandNews FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados