sábado, 13 de dezembro de 2014

Novos ônibus coletivos de Salvador terão entrada pela dianteira

Obs: Com isso, a cidade de Fortaleza agora é única capital do Nordeste, onde o embarque continua na porta traseira

Circulam a partir de janeiro em Salvador 700 ônibus mais novos que vão substituir parte da antiga frota, que tem média de uso de 8 anos. Os novos ônibus serão 100% adaptados para pessoas com deficiência e têm uma novidade: a entrada de passageiros será na dianteira, ao contrário do que acontece atualmente pela parte traseira.

Os 170 veículos já chegaram à cidade e o restante está vindo aos poucos. Todos passarão por cadastramento na Transalvador antes de serem incorporados à frota nas ruas até o fim de janeiro. A frota de Salvador atualmente é de 2,5 mil ônibus e o planejamento é que a partir de 2015 comece a substituição e a idade máxima dos coletivos passe a ser de 3,5 anos.

A prefeitura justifica a inversão para entrada dos passageiros para aumentar a segurança de motorista e cobrador, que ficarão mais próximos; aumentar controle em relação a pessoas que irregularmente não pagam a passagem; e também se adequar a um padrão adotado pelo resto do país, já que Salvador é uma das poucas cidades em que o embarque se dá pela parte traseira. Os demais ônibus serão adaptados gradativamente e o prazo para que todos tenham acesso frontal é de 12 meses.

Visual
Os novos ônibus já devem ser adequados a um novo leiaute e até o final do ano que vem, toda a frota já poderá ser identificada por novas cores. Cada uma das três bacias terá uma cor específica: o consórcio Plataforma, da bacia do Subúrbio, terá veículos amarelos; o consórcio Ótima (Jaguaribe), que irá circular na área chamada Miolo, será verde; já o consórcio Salvador Norte, que terá linhas na orla e Centro, será azul.
Com informações: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados