sábado, 20 de dezembro de 2014

Pinturas que pegam: CAIO a Empresa Montenegro

Por Fortalbus
Fundada na cidade de São Paulo no ano de 1945, a Companhia Americana Industrial de Ônibus – CAIO, consolidou-se como uma das maiores fabricantes de carrocerias para o transporte coletivo, produzindo modelos de ônibus que fizeram parte do cenário urbano das cidades nas ultimas décadas.

Muito bem sucedida na produção de modelos para aplicação urbana, a CAIO inaugurou em 1962 uma fábrica em Pernambuco com intuito de fornecer ônibus para a região nordeste, fortalecendo sua presença neste segmento e responsável por grande parte das renovações, tornando-se líder de mercado por sua localização mais próxima das empresas.

Quando a CAIO encerrou a produção do modelo urbano Bela Vista em 1975, a carroçadora lançou o seu sucessor com a denominação Gabriela. A primeira versão deste modelo mantinha algumas características do Bela Vista, como o desenho da traseira e suas janelas inclinadas.

A versão montada sobre o chassi Mercedes-Benz OH-1313 trazia uma pintura bastante familiar para os que se lembram da época em que cada empresa da capital cearense possuía sua própria identidade visual. A referida pintura serviu de inspiração para a Empresa Montenegro, que atuou no transporte coletivo urbano de Fortaleza entre 1964 e 2012.

Na década de 1980, a Montenegro já usava as cores azul e amarelo aplicadas em três faixas posicionadas entre-eixos, porém, num formato diferente. Com a atualização no final dos anos 80 e começo dos 90, a frota passou a ter o visual idêntico ao da pintura de lançamento aplicada ao Gabriela 1976 da imagem acima.

Além das mesmas cores coincidindo com as da Empresa, também usou a mesma tipografia das letras, que já havia sido adotada anos antes dessa atualização. Não há registros que essa pintura já pertencesse a outra empresa na década de 1970, ficando então os créditos de sua criação para a própria fabricante.
CAIO Vitória no começo da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados