domingo, 28 de dezembro de 2014

Volvo começa teste de ônibus híbrido com carregamento elétrico nos pontos

Os ônibus híbridos para transporte urbano já são conhecidos em boa parte do mundo, inclusive aqui no Brasil. No entanto, a Volvo decidiu ir um pouco além e integrar uma tecnologia recentemente desenvolvida para torna-los mais eficientes. Trata-se do Volvo 7900 Electric Hybrid, que pode ser utilizado o tempo todo apenas com energia elétrica. Do tipo plug-in, o ônibus urbano utiliza baterias de íons de lítio que podem ser recarregados em apenas 6 minutos.

Para isso, alguns pontos de ônibus devem ser equipados com carregador elétrico em pantógrafo instalado num ponto elevado, sendo acionado de forma automática assim que o ônibus parar no local. O tempo de recarga é, no entanto, maior do que o tempo de parada verificada nos ônibus comuns, mas o carregamento não ocorre em todos os pontos.

Com um motor elétrico de 203 cv e 121,9 kgfm, o híbrido plug-in da Volvo pode percorrer entre 7 e 10 km com uma única carga, indicando assim os pontos de parada para recarga. No entanto, se houver necessidade, o motor diesel D5K de 240 cv entra em ação como um gerador, ampliando o alcance do veículo.

Nesse caso, o consumo é 60% e a emissão cai 80% em comparação com um modelo diesel comum. Os testes do ônibus híbrido plug-in da Volvo estão começando em Hamburgo, Alemanha. A cidade portuária tem como objetivo ter uma frota sem emissão de CO2 por volta de 2020.

Em São Paulo capital, há um plano para instalar um sistema de recarga parecido com esse da Volvo, mas no caso é veículo é 100% elétrico e utiliza supercapacitores no lugar de baterias de lítio, sendo que em cada ponto de parada é feita uma recarga rápida de poucos segundos, garantindo assim autonomia até a próxima parada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Fortalbus se reserva no direito de selecionar os comentários.

© 2010-2016. Fortalbus Busólogos - Todos os direitos reservados